domingo, 28 de fevereiro de 2010

Componentes e funcionamento das câmeras fotográficas


Componentes importantes

Existem componentes básicos que todas as câmeras fotográricas possuem, não importando se são digitais, analógicas, simples... e conhecendo-os, você poderá dominar melhor o equipamento. Iremos fazer um passeio das partes mais importantes, seguindo o caminho que a luz percorre ao entrar na nossa câmera.

-Corpo da câmera: Pode-se dizer que tudo que não é objetiva e acessório faz parte do corpo da câmera. Nele, estão o sensor, o obturador, o visor e todos os encaixes (para objetivas. flash e cabos).

-Objetiva: São a alma da câmera fotográfica. Através da passagem da luz pelos seu conjunto de lentes, os raios luminosos são orientados de maneira ordenada para sensibilizar a película fotográfica, ou o sensor, e formar a imagem.

-Diafragma: O diafragma fotográfico é uma estrutura que se encontra no interior de todas as objetivas, e tem o papel de controlar a quantidade de luz que passa através dela.

-Obturador: É um dispositivo mecânico que controla a quantidade de luz que incide no sensor através de uma "cortina". Ao acionarmos o disparador, o obturador permite que a luz passe e seja captada pelo sensor digital ou pelo filme, por um tempo ajustável. Quanto maior o tempo, mais luz alcançará o elemento sensível.

-Visor: É a parte da câmera que nos permite ver a cena que vamos fotografar, e varia segundo o tipo de câmera. Se falamos de uma SLR, o visor é uma pequena janela na qual, através de uma série de lentes e espelhos colocados estrategicamente, pode-se ver a cena exatamente como ela será fotografada, pois os raios de luz são provenientes diretamente da objetiva. Em câmeras amadoras, e em algumas SLR, há o modo LiveView, no qual o sensor é responsável por capturar a cena e nos mostrar, em tempo real, a imagem no LCD da câmera.

-Sensor: O sensor, assim como o filme fotográfico, é o local para onde se direciona toda a luz recolhida pela objetiva, onde pixels sensível à luz captam a cena.

Como funciona uma câmera SLR

O funcionamento de uma câmera fotográfica é muito interessante.

Os raios de luz passam pela objetiva, se refletem no espelho móvel a 45º - que se situa logo atrás da objetiva - e se refletem num bloco de espelhos pentaprismáticos em 2 pontos. O último espelho do bloco leva a imagem ao visor. O foco é formado numa tela despolida, situada na posição horizonteal entre o esplho móvel e o bloco pentaprismático. Esta tela está posicionada na mesma distância do sensor.

Quando apertamos o disparador, um conjunto de mecanismos move-se em total sincronia. O diafragma se fecha na posição pré-selecionada ou calculada pelo processador, no caso da câmera estar em automático, o espelho móvel se levanta, fechando a passagem da luz ao visor (por isto que há um escurecimento do visor no momento) e o obturador se abre durante o tempo pré-selecionado ou calculado pelo processador.

Após completar a exposição, tudo volta à posição inicial. Observe a seguinte figura, que ilustra o funcionamento de uma SLR:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FONTE: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/07/28/kodak-tem-prejuizo-acima-do-esperado-acoes-caem-917256860.asp

NOVA YORK (Reuters) - A norte-americana Kodak divulgou prejuízo trimestral muito maior que o esperado devido à queda nas vendas de câmeras digitais e em seus negócios de processamento de filmes pela perda de um importante cliente, motivando queda das ações da companhia.

A empresa de produtos e serviços de fotografia Eastman Kodak registrou prejuízos de US$ 49 milhões (US$ 0,18 por ação) no primeiros semestre do ano, o que significa que conseguiu reduzir em 91% os números vermelhos relativos ao mesmo período de 2009. A companhia americana informou nesta quarta que, nos dois períodos comparados, seu faturamento aumentou 8% e chegou a US$ 3,502 bilhões.

Apenas no segundo trimestre do ano - que é o período no qual mais se fixam os analistas -, a companhia perdeu US$ 168 milhões (US$ 0,63 por ação), 11% a menos que no ano anterior. No entanto, os lucros trimestrais da companhia caíram também 11% e ficaram em US$ 1,569 bilhão, dos quais US$ 1,103 bilhão foram obtidos do negócio de fotografia digital da empresa (6% a menos que no segundo trimestre de 2009). "Continuamos ganhando mercado, mantendo disciplina de custos e avançando em direção à rentabilidade", assegurou hoje o presidente e executivo-chefe da Eastman Kodak, Antonio Pérez, ao apresentar os resultados.

Os números apresentadas nesta quarta por Kodak foram piores que o esperado pelos analistas, o que contribuiu para que suas ações caíssem 10% pouco depois da abertura da Bolsa de Nova York. De qualquer forma, neste ano a companhia - que desde 2004 não fechou nenhum ano com lucro líquido - subiu 4% na bolsa nova-iorquina, acumulando alta de 32% nos últimos 12 meses.

Focus Escola de Fotografia
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Veja mais dicas em:
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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A iluminação

Entender e dominar a luz é um dos maiores desafios de um fotógrafo iniciante.Até mesmo fotógrafos profissionais às vezes encontram dificuldades em certas condições. Em fotografia, a luz é tudo. a própria palavra, que deriva de dois vocábulos gregos, significa "escrever com a luz".

A luz natural

A luz natural é proporcionada pelo sol, que pode incidir diretamente ou indiretamente sobre o assunto. O aspecto da luz solar pode variar de acordo o horário e o tempo, resultando nos mais diversos aspectos à sua fotografia. Ao amanhecer, por exemplo, provoca tons quentes, com cores avermelhadas ou alaranjadas que são muito agradáveis para paisagens. A intensidade da luz logo pela manhã e à tarde é mais fraca, e produz imagens com boa definição e detalhes definidos, sem exagerar no contraste.


Foto de hitaak

Nestes horários, a luz incide de forma lateral, iluminando diretamente os objetos fotografados e criando sombras que dão volume e realçam as formas dos elementos da fotografia. No pôr-do-sol, observe com paciência todas as variações de tonalidades e cores que vão ocorrendo e aproveite, pois são momentos em que podemos conseguir belas imagens!

Luz dura e luz suave

Nas primeiras horas da manhã e à tarde a luz é mais suave, ou seja, mais fraca, como também direcionada. A iluminação durante o resto do dia tem intensidade mais forte, produz imagens com sombras densas e também causa o efeito de "estourar" a imagem, em que áreas mais claras da foto perdem totalmente a definição e ficam totalmente brancas. Este tipo de iluminação é chamada de luz dura.


Foto de MoscaCojonera

No exemplo acima podemos observar uma foto com uma iluminação dura. Note a forte sombra que cobre uma parte do corpo da modelo. Isto é resultado da forte luz que incide lateralmente sobre ela. Observe também que, nos ombros e no rosto, a luz forte que incide diretamente "estoura" o local, criando áreas praticamente sem definição e cor. Nesta foto, os efeitos obtidos foram propositais, mas evite fotos de pessoas ao ar livre nos horários em que o sol é mais forte, pois além da iluminação dura, a direção de cima para baixo do sol a pino causa sombras fortes embaixo dos olhos e pescoço.

Uma boa solução quando precisamos fotografar uma pessoa ao ar livre é colocá-la embaixo de uma sombra. Você pode utilizar uma árvore ou qualquer outro local onde a luz não incide diretamente, pois neles a iluminação é mais suave, produzida por raios solares indiretos. As imagens obtidas com esta iluminação têm boa definição e realçam os contornos e detalhes do personagem, como na foto abaixo.


Foto de angeldominguez
Dias nublados também nos fornecem luz suave. As nuvens funcionam como um difusor, suavizando os raios solares e tornando a luz mais fraca.
A Luz artificial
Além da luz natural, podemos usar outras fontes para iluminar nossas fotografia. Na maioria das vezes, usamos uma luz artificial quando a luz natural não é suficiente para iluminar a cena fotografada, como dentro de um ambiente fechado, ou em cenas noturnas.
A fonte de luz artificial mais usada é o flash eletrônico. Atualmente, todas as câmeras amadoras e semi-profissionais já tem um embutido no corpo da câmera, e funciona de maneira automática. Qualquer outra fonte de luz pode ser usada para iluminar uma cena a ser fotografada, como um holofote, lâmpadas, velas... São as chamadas "fontes de luz contínua".
Cor da luz
Um detalhe importante que deve-se observar quando se usa iluminação artificial é a temperatura de cor. Ela é medida em graus Kelvin e indica. A luz do meio-dia, com temperatura de 5500º Kelvin, é a que mais se aproxima da luz branca.
Fontes de luz com temperaturas mais baixas, como um holofote em uma peça de teatro, uma lâmpada incandescente, ou uma vela, têm temperatura de cor de 4000º Kelvin, que produz luzes amareladas, tons "quentes". Por outro lado, a luz "fria" de tem temperatura maiores, de aproximadamente 8000º Kelvin, produzindo tons azulados.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Diminuindo o tamanho de imagens sem perda de qualidade usando o Fireworks MX

Dicas: acesse o Link e saiba muito mais.

FATOS & FOTOS


http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Diminuindo-o-tamanho-de-imagens-sem-perda-de-qualidade-usando-o-Fireworks-MX_a4968_z0.aspx

Como evitar que o sensor fique sujo

Se você possui uma DSLR, provavelmente já teve ou ainda passará pela experiência de ver pontos ou manchas escuras em suas fotos. Estes pontos e manchas aparecem em todas as fotos exatamente na mesma posição. São menos notáveis em fundos com muitos detalhes, e mais notáveis em fundos lisos (como um céu azul).

A principal razão para estas marcas pode ser a presença de poeira no sensor de sua câmera, normalmente chamado de CCD. Algumas câmeras são produzidas para evitar isto (como as Canon XTI e XSI, que possuem um sistema de auto-limpeza), mas ainda assim elas também podem apresentar o problema.

Então siga estas dicas para evitar ao máximo que o seu sensor fique sujo:

- Evite trocar as lentes em ambientes arriscados (onde tem vento, água, areia, etc);

- Desligue a câmera antes de trocas as lentes. Em algumas câmeras, o sensor possui uma carga elétrica que pode atrair a poeira como um ímã;

- Segure a câmera de cabeça para baixo (com a abertura virada para baixo) quando estiver trocando as lentes. Assim, é muito mais difícil cair poeira dentro da câmera;

- Tenha sua outra lente preparada pra ser colocada enquanto estiver trocando, pois assim a câmera ficará aberta o menor tempo possível;

- Verifique se não há poeira em sua lente antes de colocá-la.

Para testar se o sensor de sua câmera está sujo, você pode fotografar uma parrede branca, usando uma pequena abertura (um grande valor f) e, usando o foco manual, foque no infinito. Assim você poderá ver facilmente alguma mancha ou ponto em sua imagem após fazer o upload para o computador, observando-a no tamanho original.

Veja estes exemplos:

Na internet, é possível achar diversos métodos para que você faça a limpeza, usando alguns produtor próprios para isto. É aconselhável que você não faça por sua conta, pois deve-se ter muita atenção e cuidado para não danificar o sensor. Caso ele esteja bem sujo, como o do segundo exemplo, você pode levar a sua máquina para uma assistência técnica.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A magia dos tons

Uma vez um fotógrafo que não me recordo o nome disse a seguinte frase: "A vida é colorida, mas a realidade é em preto & branco"

No espectro de energia eletromagnética entre 400 a 700 nanômetros que corresponde a décima milionésima parte de um milímetro, vibram todas as sensações de cores. Reside ali a magia dos tons que vai do preto ao branco viajando por uma sequência lógica de cinzas através da película , onde a representação dos verdes, vermelhos e azuis primeiramente possam parecer iguais, mas com a sensibilidade do fotógrafo na utilização de filtros, possa diferenciar esses tons dando a fotografia uma linguagem mais sublime nesse contexto.

Qual a função dos filtros coloridos para a fotografia p&b?

Como usamos o processo de síntese aditiva nas cores primárias, onde o preto é ausência de luz e o branco é a somatória de todas as cores, os filtros RGB são essenciais para a diferenciação de tons de cinza entre as cores vermelha, verde e azul, respectivamente conhecidas como RGB.

Quando a luz incide sobre a emulsão p&b, o filme entende e codifica os tons próximos entre as cores, mas antes de sensibilizar a emulsão, podemos alterar a condução da luz através de filtragens para que essa diferencie os tons que irão compor a imagem.

Filtro Verde absorve as cores azul e vermelha deixando passar apenas a cor verde.

As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.

Filtro Azul Absorve as cores verde e vermelha deixando passar apenas a cor azul.

As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.

Filtro Vermelho, absorve as cores verde e azul, deixando passar somente a cor vermelha.

As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.



Veja a seguinte tabela:




Fotografar em preto e branco é retirar a essência de um momento, liquidificando o tempo em forma de tons, para pintar numa emulsão fotográfica.


Toda essa gama de tons estão divididas em 10 zonas que vai do mais branco ao mais puro preto e para um melhor aproveitamento desses detalhes foi desenvolvida tabelas de tempos para a revelação dos filmes em P&B considerando a temperatura do revelador, a sensibilidade e o tipo de filme. Há algumas diferenças no tempo de revelação entre as marcas Kodak, Fuji e Ilford, os mais tradicionais aqui no Brasil.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Saiba selecionar imagens e retirar fundo no Photoshop

O internauta Ivanberg Moreira gostaria de saber como retirar fundo de imagens com pouco contraste. Alexandre Keese, da Adobe Systems Brasil ensina como selecionar pedaços da imagem de uma maneira mais fácil e como retirar o fundo de fotos.


http://videos.bol.uol.com.br/permalink/?view/saiba-selecionar-imagens-e-retirar-fundo-no-photoshop-0402326EE0915366

Como melhorar a qualidade de fotos em baixa definição

Alexandre Keese, da Adobe, mostra como melhorar a qualidade das fotografias tiradas em baixa resolução.

http://videos.bol.uol.com.br/permalink/?view/como-melhorar-a-qualidade-de-fotos-em-baixa-definicao-0402356EE0915366

Dica

Aprenda a usar o Vanishing Point no Photoshop
Alexandre Keese, especialista da Adobe System Brasil, ensina como lidar com perspectiva no programa de edição de imagens. Baixe o Photoshop


http://videos.bol.uol.com.br/permalink/?view/aprenda-a-usar-o-vanishing-point-no-photoshop-04023672DCA99326

Erros Fotoshop


Para colocar o dedo de Beyoncé na posição mais fotogênica, o editor de imagens acabou deslocando o dedo da cantora.

O Fator de corte das câmeras digitais



O fator de corte (ou crop factor) é uma questão que muitas pessoas não compreendem, mas que se trata de um assunto fácil de se entender.

Na época das câmeras de filme, a área da película que capturava as imagens em uma SLR tinha um tamanho padrão de 35mm, mas nas câmeras digitais nem todos os sensores possuem o mesmo tamanho. A fabricação de sensores de medida similar à de uma película de 35mm é muito cara, e hoje somente são utilizados em câmeras de ponta. Os sensores menores são bastante utilizados, e por isso foi criado o Fator de Corte, um fator de multiplicação da distância focal. Por isto, uma mesma objetiva pode se comportar de forma diferente em câmeras diferentes.

Fotos de Steve Kay

Como exemplo, observe estas duas imagens, ambas fotografadas com uma lente 50mm: na primeira, foi utilizada uma Canon 300D, que possui um fator de corte de 1.6x. Já na segunda foto, foi utilizada uma Canon 5D, que não possui fator de corte por ter um sensor equivalente a 35mm (chamada de Full Frame).

Como a primeira câmera possui fator de corte de 1.6x, a lente de 50mm na verdade se comporta equivalentemente a uma de 80mm (50x1.6) em uma Full Frame ou em uma analógica de 35mm. Isto ocorre justamente por causa do tamanho menor do sensor, que aproveita uma menor área da luz projetada pela objetiva sobre ele. Por este motivo, este fator pode ser prejudicial aos fotógrafos que utilizam objetivas grande-angulares, que podem se comportar com uma tele.

As câmeras Full Frame geram imagens muito mais limpas, com pouquíssimo ruído, mesmo com o uso de valores de ISO altos, mas tendem a produzir bordas um pouco escuras.

Veja alguns outros exemplos de como cada distância focal se comporta em diferentes fatores de corte:

Fatores de corte de 1.5x e 1.6x são os mais comuns entre as câmeras atuais. Especialmente para as câmeras com sensores menores, a Canon utiliza lentes menores e mais leves, da linha EF-S, que são incompatíveis com Full frames.

Este fator é muito importante, e deve ser levado em conta no momento em que você estiver comprando uma objetiva ou uma nova câmera. Analise as opções, e escolha o equipamento de acordo com as suas necessidades.


Capa da "NOVA" de fevereiro, Claudia Leitte conta na entrevista que gosta de fazer o marido, Márcio Pedreira, se sentir amado. "Prezo pelo relacionamento, pela sedução. Preparo um jantar romântico, faço a minha parte", diz. A cantora fala também sobre a importância dos fãs em sua vida: "O sucesso poderia me tornar inacessível, mas a cada dia que passa tenho mais vontade de me doar". Tudo bem, mas cadê o umbigo da cantora?. mais um equívocos de Photoshop

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

21 Razões para se casar com um fotógrafo

Fonte: Mônica Canejo


Ontem, o Clício Barroso colocou no seu blog as 50 razões para não se casar com um fotógrafo. Fiquei abalada. Se ter um relacionamento com fotógrafos é tão ruim assim, como consegui ter três? Masoquismo? Situações mal resolvidas na infância? Compulsão esquizofrênica? Eh... burrice? É claro que não dá pra responder assim de repente, vou precisar de alguns anos de análise. Mas, como a gente tá sempre tentando se justificar para os outros, criei a minha própria lista: 21 razões para dizer sim aos fotógrafos. Tá certo que eu não consegui 50, apesar de me esforçar, mas vou buscar uma ajudinha luxuosa de Carlos Drummond de Andrade: "Há vários motivos para não se amar uma pessoa, e um só para amá-la; este prevalece”


1-Fotógrafos, mesmo os mais tímidos, são sempre galantes. Faz um bem pro ego!


2-Seus pais nunca vão reclamar que você casou com um vagabundo: ele pode não ter emprego, mas estará sempre trabalhando.


3-E se ele for um fotojornalista que vai para guerras e coisas do tipo, vai conseguir respeito até daquela sua tia mais careta, que invoca com o jeito esquisitão que ele tem (tá certo que o cara demora meses para perceber que precisa aparar o cabelo e a barba, mas, afinal, qual o problema de alguém se parecer com o Capitão Caverna quando é capaz de arriscar a vida desta forma, né?).


4-Se fotógrafos não dão carona para o casal de amigos porque o banco do carro tá cheio de equipamentos, também não dão carona para aquele cara folgado, que vai insistir para vocês desviarem em quilômetros o caminho só para deixá-lo na porta de casa.


5-E como o porta malas também tá sempre cheio, você é obrigada a fazer malas exíguas, que levem apenas o essencial. Ótimo aprendizado para quando for viajar sozinha: vai poder carregar suas malas sem esforço.


6-Ir ao cinema fica bem melhor. Você aprende a observar outras coisas - além do roteiro e da fina estampa do galã - como movimentos de câmera, enquadramentos e iluminação.


7-Na verdade, tudo pode ter uma nova cara: o fundo da lata de cerveja, a silhueta da antena do vizinho, a gota de orvalho no brotinho da samambaia... você vai começar a botar reparo em coisas que nunca tinham tido a mínima importância na sua vida.


8- São melhores conselheiros na hora de escolher uma roupa do que as amigas. Elas sabem o que está na moda. Eles sabem o que realmente fica bem em você.


9-Esta regra também vale para os cabelos, a maquiagem e a cor do esmalte. Eu sei... o cinza arábia tá na moda e suas amigas adoram. Mas se ele disser que “parece que você não tem mais a ponta dos dedos”, dê o vidrinho recém comprado para a sua sobrinha modernete. Ele deve estar certo.


10-Eles gastam todo dinheiro em equipamento. Mas isto é melhor do que gastar em outras coisas, né? Imagina ser casada com alguém que gasta tudo na coleção de dvds de axé!


11-Fotógrafos são movidos à paixão. Se está com você, é porque você é apaixonante, mesmo que eles nunca digam.


12-Também estão sempre procurando beleza. Então, seguindo o raciocínio do item anteriror, você deve ter uma beleza especial (isto eles até dizem). Mesmo que ele esteja cercado de modelos lindas, sensuais e – obviamente- mais bonitas que você.


13-Pense nisto também na hora em que o flagrar olhando descaradamente para outra mulher: melhor do que fazer uma cena de ciúme, é dizer (mentir?) para si mesma que ele só está olhando por uma questão estética (ele é um esteta nato!).


14-A maioria dos fotógrafos precisa viajar a trabalho, pelo menos de de vez em quando. E, a menos que você trabalhe com ele, sobra tempo para se encontrar com as amigas solteiras e ficar hooooras falando sobre aqueles assuntos que nós adoramos mas que evitamos na presença deles.


15-Fotógrafos são exigentes. Mesmo que o restaurante que ele insiste em ir seja um muquifo com toalhas de plástico, a comida deve ser ótima.


16- Fotógrafos têm sempre algo para te ensinar. Mesmo que sejam nomes esquisitos que mais ninguém conhece. Como Gurski. Scheimpflug. László Moholy-Nagy.


17-Se você acha importante manter o diálogo, fique tranquila: nunca vai faltar conversa neste relacionamento. Por via das dúvidas, mantenha-se informada sobre o mundo da fotografia: talvez o tema das conversas não varie muito.


18-Se você gosta de fotografia, tem uma ótima oportunidade de aprender muitas coisas observando sua postura profissional. Eu disse ‘observando’. Não fiquem na ilusão de que ele vai te emprestar lentes ou te ensinar a usar o flash: se o teu interesse é técnica, faça um curso. Ele, no máximo, vai querer te ensinar outras coisas, como a subjetividade narrativa cinematrográfica implícita nos enquadramentos de Sergei Eisenstein ou a importância da documentalidade dentro do contexto contemporâneo numa sociedade saturada pelo excesso de imagens cuja banalização da fotografia beira... Enfim, abra bem os olhos, balance a cabeça concordando (concorde sempre) e se matricule num curso o mais rápido possível.


19-Seus retratos serão retocados: acabou aquela estória de por seu cachorrinho no avatar do Tweeter porque não ficou bem na foto. As pessoas podem até não te reconhecer, mas que você vai ficar bem, isto vai!


20-As fotos de corpo também podem virar uma montagem. Se ele puser o corpo de uma gostosona embaixo do seu rosto, guarde com cuidado. Se vocês se separarem, você pode usá-las num daqueles sites de ‘paquera’ quando estiver afim de ter outro namorado (e, se na hora de se conhecerem pessoalmente, ficar muito visível que você tá com vários quilos a mais, invente que está tomando um anticoncepcional que retém liquidos)


21-Se você conseguir manter o casamento até a velhice não vai ter que se lidar com um marido aposentado na poltrona assistindo Datena e reclamando dos jovens de hoje em dia. Fotógrafos não se aposentam. E estão sempre cercados pelos jovens de hoje em dia, que ficam pedindo opinão sobre seus próprios trabalhos. Ah, eles também não assistem o Datena: o cenário é feio.


Obs. Seguindo o raciocínio “não me processe que eu sou pobre”, deixo o alerta: não estou recomendando a ninguém que se case com um fotógrafo. Leia as duas listas e tome as decisões por sua conta e risco.


E, não, eu não vou mais namorar nenhum fotógrafo, ok?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Álbum de Fotos dicas da UOL

O Novo Álbum de Fotos UOL agora está integrado ao UOL Mais, trazendo variados recursos para você. A partir do dia 28/02/2010 a antiga versão será desativada. É importante ressaltar que nenhum dos álbuns será perdido, pois todos eles serão exportados automaticamente após essa data.

Caso você mesmo queira realizar a migração, veja suas opções:

Como exportar os seus álbuns a partir do antigo Álbum de Fotos UOL:

1. Vá até a página de visualização dos álbuns.

2. Clique no botão principal do menu esquerdo. A migração será feita automaticamente.

3. Se desejar importar apenas alguns dos seus álbuns, selecione-os antes, e então clique no mesmo botão.


Como importar os seus álbuns a partir do Novo Álbum de Fotos UOL:

1. Em www.uol.com.br/mais acione a aba disponível no canto superior direito, chamada "Álbum".

2. Clique em “Meus álbuns”.

3. Clique em “Importar meus álbuns para o UOL Mais”.

4. Você entrará em uma página onde estarão listados os álbuns criados no antigo Álbum de Fotos UOL.

5. Acione a importação individual de cada álbum ou de todos ao mesmo tempo.


Conheça as novidades do Novo Álbum de Fotos UOL:

- Espaço ilimitado para a publicação de fotos.

- Uploader de fotos que permite o envio de até 50 fotos por vez.

- A foto original também é mantida para você imprimi-la com alta qualidade.

- Fotos podem receber tags e comentários.

- Migração dos álbuns da ferramenta antiga para a nova em apenas um clique.

- O Novo Álbum de Fotos UOL é parte do UOL Mais, que também permite a publicação de vídeos, áudios e textos.


Equipe UOL

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sony promove concurso mundial de fotos para jovens ate 18 anos




Para comemorar o 20º aniversário da Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Criança (UNCRC), a World Photography Organisation, a Sony e o Fundo para a Infância das Nações Unidas estão oferecendo a jovens fotógrafos a oportunidade única de viajar à Etiópia para um workshop fotográfico completo, ministrado pelo aclamado fotógrafo e humanitarista Reza.


Para concorrer à viagem, jovens fotógrafos entre 12 e 18 anos podem acessar o site www.worldphotographyawards.org/unicef até 28 de fevereiro, data de encerramento da promoção, e enviar uma única foto, acompanhada de um texto, destacando um dos cinco direitos fundamentais da criança:


· O direito à sobrevivência;
· à educação;
· à saúde;
· à proteção contra maus-tratos, abuso e exploração;
. e de ser ouvida


Os seis jovens fotógrafos selecionados participarão do Prêmio Mundial Sony de Fotografia e do Festival Mundial de Fotografia em Cannes, na França, em abril, onde receberão a premiação. Posteriormente, eles participarão de um workshop para jovens fotógrafos na Etiópia, ainda este ano.


É responsabilidade de todos defender os valores e as promessas feitas às crianças na CRC, e fotógrafos de todas as idades podem se tornar defensores da causa, enviando uma fotografia para o 20º aniversário da UNCRC pelo site www.worldphotographyawards.org. Todas as fotos farão parte de uma mostra especial online exibida no site do World Photography Awards e as fotos selecionadas também poderão ser exibidas ao lado das imagens dos Embaixadores do UNICEF e daquelas feitas por membros da World Photography Academy no evento Sony World Photography Awards em Cannes.


“Após o evento de Cannes, essas imagens correrão o mundo com o tour de exibição do evento, podendo ser expostas no Brasil, já que a categoria de câmeras DSLR Alpha da Sony apóia as atividades do SWPA e está em negociação para trazer a mostra ao país em meados de 2010. Dar oportunidades de alto nível aos jovens fotógrafos brasileiros sempre foi um direcionamento da marca Alpha no Brasil e, especificamente neste caso, desejamos realmente que um brasileiro possa fazer parte deste projeto que, acima de tudo, é humanitário e fomenta o respeito e o cuidado com a infância através da fotografia” declara Gustavo Rodrigues, gerente de produto da linha Alpha.

Fotografias panorâmicas

Junte-se a Denis Defibaugh, professor de fotografia do Instituto de Tecnologia de Rochester, na sua aula sobre fotografia panorâmica.

As dimensões

Regra geral, deve procurar tirar partido das dimensões das fotografias panorâmicas. Procure composições que tenham elementos horizontais interessantes: uma fila de bonecas, um pelotão de ciclistas, ou a linha do céu de uma cidade. Se quiser obter algo realmente original, converta as suas fotografias panorâmicas horizontais em verticais: um balão, o vitral de uma catedral gótica ou um alto cipreste. Literalmente, trata-se de fazer confluir os limites na própria fotografia.

A composição

Olhe sem pressa e detidamente pelo visor da sua máquina fotográfica. Preste atenção tanto ao fundo como aos objectos em primeiro plano (e certifique-se de que nenhum deles assume demasiada importância). As fotografias finais transmitirão uma extraordinária sensação de profundidade. Isto é especialmente importante nas fotografias de paisagens (um tipo de fotografias panorâmicas muito vulgar).

O espaço

Não limite as suas fotografias panorâmicas a paisagens. Utilize a sua máquina fotográfica panorâmica em espaços reduzidos: um mercado de rua, uma festa ou um festival. Verá como o resultado é gratificante. Além de que, pode captar pormenores que à primeira vista passaram despercebidos.

As pessoas

Se estiver a fotografar um grupo numeroso de pessoas, a fotografia panorâmica oferece-lhe grandes vantagens. É mais fácil enquadrar todas as pessoas sem que pareçam que estão demasiado juntas.

A luz
Luz
Preste atenção ao flash quando tirar fotografias panorâmicas. Os flashes convencionais podem não abranger toda a área fotografada, o que resultará numa fotografia com os cantos com sombras. Este efeito pode tornar-se artístico em algumas ocasiões, mas noutras pode estragar a fotografia; neste caso, certifique-se de que o local está bem iluminado.