segunda-feira, 31 de maio de 2010

Linha Nikonos e sua História

Linha Nikonos e sua História

A linha Nikonos foi lançada em grande escala em 1963 pela Nippon Kogaku K.K., atualmente conhecida como Nikon Corporation.

A original Calypso (1961), era uma câmera resistente a pressão da água, para até 50 metros de profundidade e desenhada pelo antigo fabricante de equipamentos de mergulho, La Spirotechnique, na França, para ser utilizada pelos mergulhadores na época.

O nome Calypso foi diretamente associado ao nome do pesquisador Jaques-Yves-Cousteau, ex-capitão da marinha francesa e inventor do aqualung, famoso também. por ter criado o filme científico "O Mundo do Silêncio" (Le Monde du Silence), onde apareciam diversas imagens submarinas nas Ilhas Gregas.

Em alguns locais da Europa era conhecido também como "Calypso / Nikkor".

A idéia inicialmente surgiu da La Spirotechnique, onde esta, fechou um acordo com a Nippon, para a produção e venda em todo o mundo.

Mecanismo Único

Porque a Nippon Kogaku aceitaria um acordo com a La Spirotechnique ?

"Calypso" foi considerada uma câmera diferente, daria um bom marketing para as duas empresas, mais também, poderiam trazer grades risco para a Nippon Kogaku.

Sendo uma câmera de uso profissional (para a época), a Nippon Kogaku expandiu a fabricação para as câmeras de formato 35mm (135) SLR.

Foram feitos testes com a Nikon F, Nikorex 35 (1960) e Nikorex F (1962), e até mesmo com câmeras cine de 8mm, como a Nikorex 8 (1961).

Houve grande número de vendas o que tornou bastante atrativo para a Nippon, que por sua vez, aumentou a fabricação das câmeras submarinas. Na época só havia um simples mecanismo na câmera, que nada mais era do que um comando que acionava o disparador.

Em março de 1964, a Nippon pediu ao departamento de projetistas, para redesenhar e trazer melhorias a primeira câmera construída.

A evolução da linha Nikonos

Nikonos-I

Iniciada em 1965, a produção da linha Nikonos-I foi considerada como uma câmera popular, apesar de pouquíssimas pessoas terem um equipamentos desses na época.

Em 1970, sai a Nikonos-II, com poucas modificações em seu corpo.

Na época, esta câmera não trouxe benefícios, o que gerou uma queda nas vendas trazendo vários problemas para a Nippon Kogaku.

Em 1975, a Nikonos III é lançada com várias adaptações avançadas, como avanço do filme, alterações no viewfinder. Esta linha foi desenhada por M. Wouthers e foi bem sucedida. A câmera incorporou novas tecnologias e mudanças na construção do corpo da câmera.

A tecnologia Aperture-Priority (AE) também foi adicionada.

Nikonos IV-A, foi construída em 1980, sendo que este modelo foi logo substituído pela linha Nikonos-V (1984), devido a queixa dos fotógrafos, com relação a configuração de abertura x velocidade.

Anos após o lançamento da Nikonos-V, a Nikon lançou a Nikonos RS. Apesar da Nikonos-V não ser o último modelo, ela lidera o mercado em unidades vendidas da linha Nikonos, pois o modelo RS, tinha um custo muito alto e acabou tendo sua produção descontinuada.


Calypso (1961)


Nikonos-I


Nikonos-II


Nikonos-III


Nikonos-IV A


Nikonos-V


Nikonos RS

Clécio Mayrink

Nenhum comentário:

Postar um comentário