sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Colorização dos Olhos





Em fotografia pensa-se muito em composição, regra dos terços, alinhamento, simetria, conceito, sistema de leitura entre outros aspectos. Mas um importante e relevante item é a cor... claro que muitos puristas vão dizer que fotografia por natureza é preto e branco, mas para mim fotografia é comunicação e pouco importa se for em cor ou pb, o que vale é a forma de comunicar! Saber usar um sistema de cor a seu favor pode causar um impacto maior do que se não fosse pensado.


A união das cores é algo fortemente usado principalmente nos dias de hoje, onde mais gamas e tons são possíveis de fazer enxergar devido ao avanço da tecnologia, isso faz com que a cor seja mais gradual, suave e que você tenha um controle fino de todos os ajustes. Claro que isso acaba tornando o processo mais complexo mas também fica do jeito que você quer.


Mas nem tudo precisa ser técnico, rígido e de acordo com as regras, afinal não existem regras quando se trata de criatividade; um bom exemplo de como podemos “colorir nossos olhos” sem que isso seja um fardo é usar a simplicidade para dar complexidade. Repare bem em alguns exemplos logo abaixo de como apenas um tom de cor é mais importante do que uma mistureba.


A cor ajuda a transmitir uma sensação e influência muito no resultado afinal, cada tom possui um significado próprio e ajuda a contar uma história. Saiba usar esse recurso visual a seu favor e não tenha medo de experimentar, ouse pisar no escuro e não se importe com regras.


Uma dica para sempre ajudar a compor uma imagem é estabelecer uma paleta de cores que funcionem bem entre si, assim você terá mais liberdade para criar, lembre-se que menos é mais e saber trabalhar com poucos elementos transmite muito mais do que uma imagem carregada. A ousadia está na simplicidade.


A fotografia começa na sua mente, ter uma bagagem visual e cultural grande só traz benefícios pois fazer o clique é apenas um detalhe no processo. Fotógrafos como David LaChapelle, Marcelo Gomes, Klaus Mitteldorf, Claudio Carpi, Rankin e Patrick Rochon são alguns que sabem fazer a cor jogar a seu favor e recomendo procurar mais sobre seus trabalhos além de inúmeros outros que não pude citar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário