Publicado por Eduardo Chaves Arquivado em: Sobreposições
Olá amigos, hoje vamos falar um pouco de tratamento de imagens, e quando o simples retoque do dia-a-dia passa para outra etapa de trabalho: a manipulação de imagem.
É um termo que quase não usamos e chega até causar espanto no meio fotográfico, mas assim mesmo muitas vezes usamos. A manipulação de imagens na fotografia é uma técnica usada com freqüência, por diferentes fotógrafos, mesmo que com certo preconceito.
O retoque digital, ou tratamento de imagens é de um uso cotidiano nos estúdios fotográficos de todo lugar, e de todos os segmentos, ele limita-se a ajustes de cor, luz, nitidez e leves correções de imperfeições da pele dos modelos fotografados, mas isso sem alterar o aspecto natural da imagem na captação.
A meu ver, o retoque salta para a manipulação quando o tempo e conjunto de técnicas aplicadas na transformação da imagem é maior. Quando os aspectos naturais da fotografia são modificados. Podemos ter um exemplo um tanto cômico com um vídeo que ficou famoso na internet - “losing weight with photoshop” ou “ perdendo peso com photoshop”
No dia-a-dia de estúdios nos deparamos com essa situação, normalmente em pedidos como retirar pêlos muito visíveis nos braços e pernas, alterar coloração de olhos e cabelos, e líder em audiência a transformação das formas dos corpos das modelos.
Enfim, retoque ou manipulação, sem exagero extremo ao ponto de ser ridículo, sempre aplicado com técnica e consciência de toda equipe envolvida pode sim ter um resultado satisfatório ao fotografo, a modelo, ao veiculo de publicação e é claro ao operador digital da imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário