quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Olhos em forma de câmeras











Como havia comentado no post anterior, dessa vez vamos conhecer um pouco as câmeras que fazem parte do universo da lomografia, afinal são elas que dão todo charme e estética ao que vemos e sentimos. Ele será divido em duas partes para facilitar a explicação. Com o passar dos anos novos modelos foram sendo incorporados ou criados, cada uma com particularidades que fazem delas objetos únicos. Vou listar as principais e falar um pouco sobre cada uma:



Holga
Talvez o meu xodó quando se fala em lomografia, é uma camêra de médio formato, ou seja, utiliza filmes 120mm e produz imagens em formato quadrado. Tem preço baixo, permite inúmeras modificações em suas estrutura o que faz dela uma das preferidas por muitos usuários, além do que é muito fácil de manusear. Surgiu na década de 80 em Hong Kong, é feita de plástico, inclusive as lentes e como não tem uma boa vedação permite que a luz entre e queime o filme, conferindo efeitos maravilhosos as imagens. Cada uma tem um “defeito particular” o que faz de cada Holga um item único. Pode ser encontrada em cores diversas, com flashes coloridos e até mesmo no formato 35mm.





Câmera Holga




Diana
Ícone dos anos 60, essa câmera de 120mm muito popular, também surgiu na China e sua produção custava incrivelmente apenas 1 dollar devido ao seu baixo custo. Seu uso é muito fácil, do tipo “point and shoot” que cria imagens com desfoque, suavidade, remetem a um sonho e criam toda uma aura e imaginação ao redor dela. Conforme o tempo foi passando e sua reputação aumentando, se tornou cult, uma máquina que usava apenas 1 dólar passou a ser vendida por 150 dólares. Assim como a Holga possui outros modelos, cores e acessórios que tornam a brincadeira ainda mais divertida.




Câmera Diana



SuperSampler:
Multiplicar sua visão por 4, a SuperSampler não é como as outras definitivamente, extremamente leve, de baixa manutenção, não precisa de baterias, utiliza filmes 35mm, essa pequena câmera faz qualquer imagem ganhar movimento devido as suas 4 lentes dispostas horizontalmente. Puxe a corda para avançar o filme, ajuste entre duas velocidades, aperte o botão e voila, os resultados são surpreendentes mas lembre-se que ela precisa de muita luz (muita mesmo) e recomenda-se utlizar um filme ISO entre 400 e 800.




Câmera SuperSampleR

Nenhum comentário:

Postar um comentário