domingo, 17 de janeiro de 2010

Tirar fotografias com qualidade



Efeito "olhos vermelhos"
Efeito olhos vermelhosTem fotografias em que as pessoas parecem estar possuídas pelo demónio? Há duas maneiras de evitar o efeito de olhos vermelhos. Algumas máquinas fotográficas têm uma luz de pré-flash que ajuda a contrair as pupilas, mas às vezes isto pode ser contraproducente pois pode levar os retratados a pensarem que a fotografia já foi tirada e consequentemente a mexerem-se. A tecnologia do Flash tipo Cobra da Kodak, utilizada em muitas máquinas Advantix, distancia o flash da objectiva para evitar o problema dos olhos vermelhos, eliminando os inconvenientes da luz de pré-flash.

Problemas de impressãoProblemas de impressão
Algumas fotografias defeituosas não são da responsabilidade do fotógrafo mas do processo de impressão, podendo ser corrigidos durante o mesmo. As fotografias que parecem descoloridas ou demasiado brancas (sobreexpostas) podem habitualmente ser corrigidas se tornarem a ser impressas tendo em conta este aspecto.

TremidasFotografias tremidas
Se as suas fotografias ficarem tremidas com frequência, é possível que não segure a máquina fotográfica de forma correcta. Se não possuir um tripé, procure juntar bem os cotovelos ao corpo e a máquina à cara, enquanto dispara. Estes truques podem ajudá-lo a evitar fotografias tremidas.

Não se aproxime demasiadoNão se aproxime demasiado
Muitas vezes, as fotografias ficam tremidas quando o fotógrafo se aproxima demasiado do seu motivo. É um problema habitual nas máquinas descartáveis, pelo que deve manter pelo menos 1m de distância em relação ao motivo a fotografar.

Cuidado com os dedos!Cuidado com os dedos!
É interessante verificar a frequência com que se fotografam os próprios dedos. Por muito bem que conheça a sua máquina fotográfica certifique-se sempre que a segura correctamente. Evite colocar os dedos em frente da objectiva, especialmente se possuir uma máquina compacta, cujo tamanho favorece o fenómeno dos "dedos fotografados".

Sombras escurasSombras escuras
O motivo das suas fotografias fica com sombras escuras? Os olhos dos seus retratados parecem pequenos buracos negros? Isto costuma acontecer quando há uma fonte de luz por trás do motivo da fotografia e não à frente dele. Lembre-se de utilizar o flash, mesmo que esteja um dia de sol.

Más composiçõesMás composições
Vale a pena "perder" um pouco de tempo quando estiver a compor as suas fotografias. Todos temos em casa exemplos de retratos de pessoas com metade da cabeça cortada ou de monumentos, em que só aparecem partes dos edifícios. Antes de carregar no obturador, olhe com atenção pelo visor e assegure-se de que o que aparece é exactamente o que pretende captar. Não se esqueça de estudar o fundo da fotografia, bem como o motivo central da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário