quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A magia dos tons

Uma vez um fotógrafo que não me recordo o nome disse a seguinte frase: "A vida é colorida, mas a realidade é em preto & branco"

No espectro de energia eletromagnética entre 400 a 700 nanômetros que corresponde a décima milionésima parte de um milímetro, vibram todas as sensações de cores. Reside ali a magia dos tons que vai do preto ao branco viajando por uma sequência lógica de cinzas através da película , onde a representação dos verdes, vermelhos e azuis primeiramente possam parecer iguais, mas com a sensibilidade do fotógrafo na utilização de filtros, possa diferenciar esses tons dando a fotografia uma linguagem mais sublime nesse contexto.

Qual a função dos filtros coloridos para a fotografia p&b?

Como usamos o processo de síntese aditiva nas cores primárias, onde o preto é ausência de luz e o branco é a somatória de todas as cores, os filtros RGB são essenciais para a diferenciação de tons de cinza entre as cores vermelha, verde e azul, respectivamente conhecidas como RGB.

Quando a luz incide sobre a emulsão p&b, o filme entende e codifica os tons próximos entre as cores, mas antes de sensibilizar a emulsão, podemos alterar a condução da luz através de filtragens para que essa diferencie os tons que irão compor a imagem.

Filtro Verde absorve as cores azul e vermelha deixando passar apenas a cor verde.

As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.

Filtro Azul Absorve as cores verde e vermelha deixando passar apenas a cor azul.

As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.

Filtro Vermelho, absorve as cores verde e azul, deixando passar somente a cor vermelha.

As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.



Veja a seguinte tabela:




Fotografar em preto e branco é retirar a essência de um momento, liquidificando o tempo em forma de tons, para pintar numa emulsão fotográfica.


Toda essa gama de tons estão divididas em 10 zonas que vai do mais branco ao mais puro preto e para um melhor aproveitamento desses detalhes foi desenvolvida tabelas de tempos para a revelação dos filmes em P&B considerando a temperatura do revelador, a sensibilidade e o tipo de filme. Há algumas diferenças no tempo de revelação entre as marcas Kodak, Fuji e Ilford, os mais tradicionais aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário