quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fotografias panorâmicas

Junte-se a Denis Defibaugh, professor de fotografia do Instituto de Tecnologia de Rochester, na sua aula sobre fotografia panorâmica.

As dimensões

Regra geral, deve procurar tirar partido das dimensões das fotografias panorâmicas. Procure composições que tenham elementos horizontais interessantes: uma fila de bonecas, um pelotão de ciclistas, ou a linha do céu de uma cidade. Se quiser obter algo realmente original, converta as suas fotografias panorâmicas horizontais em verticais: um balão, o vitral de uma catedral gótica ou um alto cipreste. Literalmente, trata-se de fazer confluir os limites na própria fotografia.

A composição

Olhe sem pressa e detidamente pelo visor da sua máquina fotográfica. Preste atenção tanto ao fundo como aos objectos em primeiro plano (e certifique-se de que nenhum deles assume demasiada importância). As fotografias finais transmitirão uma extraordinária sensação de profundidade. Isto é especialmente importante nas fotografias de paisagens (um tipo de fotografias panorâmicas muito vulgar).

O espaço

Não limite as suas fotografias panorâmicas a paisagens. Utilize a sua máquina fotográfica panorâmica em espaços reduzidos: um mercado de rua, uma festa ou um festival. Verá como o resultado é gratificante. Além de que, pode captar pormenores que à primeira vista passaram despercebidos.

As pessoas

Se estiver a fotografar um grupo numeroso de pessoas, a fotografia panorâmica oferece-lhe grandes vantagens. É mais fácil enquadrar todas as pessoas sem que pareçam que estão demasiado juntas.

A luz
Luz
Preste atenção ao flash quando tirar fotografias panorâmicas. Os flashes convencionais podem não abranger toda a área fotografada, o que resultará numa fotografia com os cantos com sombras. Este efeito pode tornar-se artístico em algumas ocasiões, mas noutras pode estragar a fotografia; neste caso, certifique-se de que o local está bem iluminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário