sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Fator de corte das câmeras digitais



O fator de corte (ou crop factor) é uma questão que muitas pessoas não compreendem, mas que se trata de um assunto fácil de se entender.

Na época das câmeras de filme, a área da película que capturava as imagens em uma SLR tinha um tamanho padrão de 35mm, mas nas câmeras digitais nem todos os sensores possuem o mesmo tamanho. A fabricação de sensores de medida similar à de uma película de 35mm é muito cara, e hoje somente são utilizados em câmeras de ponta. Os sensores menores são bastante utilizados, e por isso foi criado o Fator de Corte, um fator de multiplicação da distância focal. Por isto, uma mesma objetiva pode se comportar de forma diferente em câmeras diferentes.

Fotos de Steve Kay

Como exemplo, observe estas duas imagens, ambas fotografadas com uma lente 50mm: na primeira, foi utilizada uma Canon 300D, que possui um fator de corte de 1.6x. Já na segunda foto, foi utilizada uma Canon 5D, que não possui fator de corte por ter um sensor equivalente a 35mm (chamada de Full Frame).

Como a primeira câmera possui fator de corte de 1.6x, a lente de 50mm na verdade se comporta equivalentemente a uma de 80mm (50x1.6) em uma Full Frame ou em uma analógica de 35mm. Isto ocorre justamente por causa do tamanho menor do sensor, que aproveita uma menor área da luz projetada pela objetiva sobre ele. Por este motivo, este fator pode ser prejudicial aos fotógrafos que utilizam objetivas grande-angulares, que podem se comportar com uma tele.

As câmeras Full Frame geram imagens muito mais limpas, com pouquíssimo ruído, mesmo com o uso de valores de ISO altos, mas tendem a produzir bordas um pouco escuras.

Veja alguns outros exemplos de como cada distância focal se comporta em diferentes fatores de corte:

Fatores de corte de 1.5x e 1.6x são os mais comuns entre as câmeras atuais. Especialmente para as câmeras com sensores menores, a Canon utiliza lentes menores e mais leves, da linha EF-S, que são incompatíveis com Full frames.

Este fator é muito importante, e deve ser levado em conta no momento em que você estiver comprando uma objetiva ou uma nova câmera. Analise as opções, e escolha o equipamento de acordo com as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário