sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fotografar fogos de artifício



Em muitas festas de Verão (e noutras ocasiões especiais), podemos assistir a magníficos fogos de artifício, rebentando no céu como flores nocturnas.
Todos nós já vimos e admirámos fotografias de fogos de artifício. Tentaremos dar-lhe algumas pistas e sugestões para tirar as melhores fotografias deste género.
Para conseguir os melhores resultados, necessita dos seguintes elementos:
  • Uma máquina fotográfica reflex, que permite tirar fotografias com exposição superior a um segundo. De qualquer forma, se não possuir uma máquina reflex pode utilizar uma máquina fotográfica compacta que permita exposições de um quarto de segundo.
  • Um tripé.
  • Filmes de alta sensibilidade (400 ou 800 ISO).
E se possuir, pode levar também uma objectiva grande angular ou uma teleobjectiva.

O conceito: os fogos de artifício são como um lápis brilhante que escreverá no seu filme se lhe der tempo para tal. Assim que o fogo começar a rebentar, só terá de abrir o obturador da sua máquina fotográfica o tempo necessário para que o "lápis" grave a sua assinatura no filme.
Composição: terá de decidir se quer que os fogos de artifício dominem as fotografias ou se, pelo contrário, também pretende incluir como fundo, edifícios, árvores ou pessoas. Uma grande angular ou uma teleobjectiva oferecer-lhe-ão maior versatilidade no momento de compor as suas fotografias.

Prepare-se para a acção
Finalmente, o público está reunido, as crianças nos seus lugares e o sol escondeu-se no horizonte. Dentro de pouco tempo vai começar o fogo de artifício. Prepare-se para tirar as suas fotografias. Siga os seguintes passos para conseguir os melhores resultados:

  1. Carregue a sua máquina fotográfica com um filme 400 ou 800 ISO, como o KODAK ULTRA ou KODAK ULTRA ZOOM.
  2. Coloque a sua máquina fotográfica num tripé. Se não possuir um, pode apoiar-se num muro ou numa árvore, mas o resultado não será tão nítido.
  3. Desactive o flash automático da máquina fotográfica (caso o tenha).
  4. Escolha a composição, experimente ou estude as diferentes possibilidades antes de começar a acção.
  5. Verifique as opções da sua máquina fotográfica:
    • Fixe a velocidade de obturação da máquina em 2 segundos e a abertura da lente em f/11.
    • Para máquinas fotográficas de focagem automática, mude a focagem para modo manual se possível e foque um objecto distante (infinito).
    • Não hesite em experimentar diferentes exposições, se a sua máquina fotográfica lhe oferecer essa possibilidade.
    • Utilize um cabo disparador (caso tenha); se não, pressione o botão com suavidade.
  6. O momento de cada fotografia é crítico. Dispare a fotografia na altura em que começa a explosão; não espere ver o fogo rebentar no céu. Experimente com diferentes velocidades de obturação (desde um quarto de segundo até quatro segundos). Quantos mais rebentamentos ocorrerem enquanto o obturador estiver aberto mais colorida será a sua fotografia.

... Depois, experimente fazer combinações digitais das suas imagens e poderá reunir diferentes fogos de artifício; verá como obtém muitos "ohhs" e "ahhs" dos seus amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário