quinta-feira, 8 de julho de 2010

DICAS PARA OTIMIZAR SEU CARTÃO DE MEMÓRIA




FONTE: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2010/02/25/dicas-para-usar-melhor-e-preservar-fotos-de-um-cartao-de-memoria/
Dicas para usar melhor um cartão de memória e preservar suas fotos
Veja como economizar a bateria da câmera, formatar corretamente a mída e saiba quanto tempo ela pode durar, para não perder suas imagens

Para muita gente que está acostumada a usar câmeras digitais, o cartão de memória nada mais é que um “filme digital”. Eles desempenham um papel importante para guardar as fotos até que sejam descarregadas no computador. Depois de escolher o cartão de memória para sua câmera, o próximo passo é saber como cuidá-lo da melhor forma. Se você é novo no mundo da fotografia digital, estas são dicas importantes de como lidar com o cartão de memória de sua câmera. Não exclua fotos com a câmera Apagar uma foto com a câmera aumenta o consumo de bateria pelo fato de rever a imagem. E há a questão da dificuldade em avaliar a qualidade da foto pelo pequeno LCD das máquinas digitais. Nada melhor que visualizá-las no monitor do seu computador.

Há também o risco em excluir acidentalmente alguma foto na hora de manusear os controles da câmera. É mais fácil recuperar uma foto apagada do computador (pegando-a da Lixeira) do que usar um software de recuperação de imagens para o cartão de memória (mas, se precisar fazer isso, basta conferir logo abaixo, a dica Como recuperar fotos apagadas). Cartões de memória apresentam duração média é de oito a dez anos Formate o cartão regularmente Depois de copiar todas as fotos do cartão de memória para o computador, nada melhor do que formatá-lo.

Há várias formas de como fazer isso. Se você usa Mac OS, pode abrir o cartão de memória no Finder, selecionar todos os arquivos e pastas e pressionar a tecla Delete. No Windows, basta clicar com o botão direito sobre o cartão no Explorar e solicitar a formatação. Outra opção é retornar o cartão para a câmera e escolher a opção ou botão de menu, para apagar todas as fotos. A vantagem disso é que se houver imagens estiverem protegidas (geralmente usando o botão com o símbolo de uma chave na câmera), elas permanecerão salvas no cartão.

Finalmente, você também pode usar o recurso de formatação da própria câmera digital. Certifique-se de que as fotos estejam salvas em outro lugar, pois mesmo se estiverem protegidas pela câmera, serão totalmente apagadas. Tenha um reserva É uma boa ideia ter mais de um cartão de memória. Atualmente, esses cartões estão bem baratos, se comparado há dois anos.

A vantagem de um cartão de memória adicional aparece quando surge a necessidade de bater novas fotos com o cartão lotado.

Não pense em apagar nada da sua viagem para registrar novos momentos. Um novo cartão elimina a necessidade de apagar fotos, ou reduzir a qualidade de cada uma para ganhar espaço. Conheça a expectativa de vida do seu cartão Cartões de memória são duradouros, mas não indestrutíveis. Eles podem ser gravados um determinado número de vezes.

Em geral, a duração média de um cartão de memória é de oito a dez anos. Tome nota do mês e ano em que o cartão começou a ser utilizado para ficar alerta nos últimos dias. Faça a troca do cartão um pouco antes para não correr o risco de perder cada momento especial registrado com sua câmera digital.

COMO RECUPERAR FOTOS APAGADAS
Texto: Dave Johnson, PC World/EUA
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/12/23/como-recuperar-fotos-apagadas/
É possível resgatar imagens apagadas recentemente de um cartão de memória ou disco rígido usando aplicativos específicos Perder arquivos digitais é a coisa mais comum, ainda mais quando não se tem o costume de fazer backup. Mas a pior perda são os arquivos fotográficos, que não podem ser refeitos.

Porém, é possível tentar recuperá-los no cartão de memória da câmera. Embora seja possível recuperar fotos deletadas dos cartões de memória, há limitações para tal função. Quando você apaga uma foto do cartão de memória (ou de um disco rígido), o arquivo não é de fato apagado, até que você grave outra coisa por cima.

Focus Escola de Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário