quarta-feira, 28 de julho de 2010

“Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”



O 1º Concurso de Fotografia promovido pela Fiocruz Pernambuco para celebrar os 60 anos da instituição teve seu edital modificado. O novo tema a ser abordado é “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”. O concurso é aberto a toda população, entretanto espera-se uma participação expressiva dos funcionários do setor saúde e, principalmente, da Fiocruz Pernambuco. As inscrições também foram prorrogadas até o dia 17 de agosto.


Os três primeiros colocados serão contemplados, respectivamente, com os seguintes prêmios: uma máquina fotográfica semiprofissional e o livro “Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira”, de Nara Britto; a fotobiografia “Carlos Chagas, um cientista do Brasil”, de Simone Kropf e Aline Lopes de Lacerda; e o livro “Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde”, de Nísia Trindade Lima e Marie-Hélène Marchand (Orgs).


As 13 melhores fotos, selecionadas por um júri externo, serão publicadas no calendário da Fiocruz Pernambuco do ano de 2011 e farão parte de uma exposição a ser montada no prédio da instituição.


COMO PARTICIPAR – Para participar do concurso é preciso baixar e preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Fiocruz Pernambuco www.cpqam.fiocruz.br. O documento deverá ser entregue, juntamente com a fotografia em papel e em mídia digital, em envelope padrão ofício lacrado, com a identificação Concurso de Fotografia – 60 anos da Fiocruz PE, na Assessoria de Comunicação Social da instituição.

Concurso de Fotografia
60 anos da Fiocruz Pernambuco


O ano de 2010 marca os 60 anos de atividades do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fiocruz Pernambuco, reconhecida como uma das mais importantes instituições de pesquisa e formação de recursos humanos na área da saúde pública do Nordeste do Brasil.


Para celebrar a data, a instituição está realizando o concurso de fotografias “60 anos da Fiocruz Pernambuco”, cujo tema é: “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”. A proposta é registrar, em imagens, a atuação e contribuição da instituição, no campo da saúde pública, para a região Nordeste.


Todos os trabalhos selecionados farão parte de exposição a ser montada no prédio da instituição, em data a ser definida. As 13 (treze) melhores fotos, selecionadas por um júri externo, serão publicadas no calendário da Fiocruz Pernambuco do ano de 2011. O concurso conta com o apoio da Editora Fiocruz.


REGULAMENTO


• O concurso de fotografia 60 anos da Fiocruz Pernambuco é destinado a todos, principalmente aos trabalhadores, alunos, ex-alunos, bolsistas e estagiários da instituição e a trabalhadores de qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).


• Fotos que não estejam dentro do tema proposto - “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro” - serão descartadas. Serão utilizados como critérios de avaliação: tema e técnica.


• Não é permitido nenhum tipo de montagem, retoque ou edição digital.


INSCRIÇÕES


1. As inscrições são gratuitas;


2. A ficha de inscrição está disponível no site (www.cpqam.fiocruz.br) e deverá ser entregue, juntamente com a fotografia impressa e em mídia digital, em envelope padrão ofício lacrado, com a identificação Concurso de Fotografia – 60 anos da Fiocruz PE, na Assessoria de Comunicação Social da instituição.


3. As inscrições devem ser feitas de 17 de maio a 17 de agosto de 2010.


4. Cada participante pode inscrever apenas 1 (uma) foto;


5. A fotografia deve ser inédita, colorida ou em preto e branco, impressa em papel fotográfico fosco ou brilhante no tamanho 20x30cm, e entregue também em formato digital (CD ou DVD) na resolução mínima de 300 dpi;


6. No verso da fotografia deve ser colada etiqueta contendo número de CPF, RG, título da obra e identificação do local e objeto fotografado;


7. O participante deve, no ato da inscrição, declarar estar ciente e de acordo em obter a cessão de direitos de uso de imagem das pessoas eventualmente retratadas na foto, caso tais pessoas possam ser nela reconhecidas.


8. Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação Social, pelo e-mail imprensa@cpqam.fiocruz.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelos telefones: (81) 2101.2511 ou 2101.2528.


PRÊMIOS


• Os 13 melhores trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora serão premiados com a publicação no Calendário 2011 da Fiocruz Pernambuco e certificado de participação. As fotografias também devem compor exposição a ser montada na Fiocruz Pernambuco.


• Os três melhores colocados receberão:
o 1º lugar – uma máquina fotográfica semiprofissional e o livro “Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira”, de Nara Britto - Editora Fiocruz.


o 2º lugar – fotobiografia “Carlos Chagas, um cientista do Brasil”, de Simone Kropf e Aline Lopes de Lacerda, da Editora Fiocruz.


o 3º lugar – o livro “Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde”, de Nísia Trindade Lima e Marie-Hélène Marchand (Orgs.) - Editora Fiocruz.




• A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em setembro no auditório Frederico Simões Barbosa, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fiocruz Pernambuco, no Recife, em horário e dia a ser posteriormente divulgado.


DISPOSIÇÕES GERAIS


1. É vedada a inscrição de quaisquer membros (e parentes destes) da organização do concurso e da Comissão Julgadora;


2. Todos os participantes, ao se inscreverem, cedem de forma não onerosa à Fundação Oswaldo Cruz a totalidade dos direitos de autor sobre as obras apresentadas no concurso. O material poderá ser reproduzido (total ou parcialmente), exposto de forma física e/ou digital e ter sua utilização, direta ou indireta, por meio de inúmeros meios de exibição, audiovisual, cinema ou processo assemelhado, satélites artificiais, sistemas óticos, fios telefônicos ou não, cabos ou quaisquer meio de comunicação.


3. Todas as obras inscritas e as premiadas serão incorporadas ao acervo da Fiocruz e poderão ser utilizadas nas atividades que a instituição venha a desenvolver, sem qualquer remuneração dos autores, sendo assegurado o crédito a essas imagens;


4. Caso os vencedores não possam estar presentes na cerimônia de premiação, poderão indicar um representante.


COMISSÃO JULGADORA


1. A comissão julgadora será constituída por 1 (um) profissional da área de fotografia, por 1 (um) profissional da área de artes plásticas, por 1 (um) profissional da área de ciência e saúde.


2. A coordenação da comissão julgadora deverá ser exercida por um membro da Assessoria de Comunicação da Fiocruz PE e não terá direito a voto.


3. A decisão da comissão julgadora é soberana e irrecorrível.



Acesse: http://www.cpqam.fiocruz.br/noticia.php?id=433 Informações Adicionais
Mais Lidos
Artigos
FOTOCLUBES
Concurso cultural "Por Toda Minha Vida"
Retratos da Esperança - 2º Concurso Nacional de Fotografia
3º Concurso Universitário de Fotografia Sony-Fotografe

Nenhum comentário:

Postar um comentário