quarta-feira, 14 de julho de 2010

FOTOGRAFIA: E EU COM ISSO?


carlos moreno

FONTE: http://www.msaqui.com.br/colunistas/66-fotoclube/3037-fotografia-e-eu-com-isso
Texto: Alexandre Sogabe

A fotografia é algo tão familiar para a maioria das pessoas, não é por menos, em nosso tempo a imagem e a fotografia asumiram uma enorme importância em nossas vidas, seja na compra de produtos, seja no relacionamento pessoal, no mundo a nossa volta que é impossível nos mantermos alheios a esse assunto. Afinal, qual a função da imagem em nossa sociedade?

Claro, você dever ter pensado já em inúmeras possibilidades: as fotografias tiradas no fim de semana, a compra de produtos em catálogos ou pela internet e até mesmo alguma pessoa que tenha conhecido por sites de relacionamento. Pois é, a imagem está tão presente em nosso meio a ponto de muitos dizerem que a nossa sociedade é a sociedade da imagem.

A fotografia assume as funções de prótese de nossa memória para o registro de momentos importantes e também a condição de meio preferencial de representação de produtos pessoas por seu imediatismo e precisão, os desenhos e a escrita como formas de representação vão ficando pra trás.

Sendo assim, o ato de olhar precisa ser desenvolvido para um melhor relacionamento com o mundo e com as pessoas com quem convivemos, aprendendo a ver, ou seja tornando a nossa percepção mais aguçada para saber se aquele maravilhoso produto na internet corresponde ao que vai chegar em suas casa ou se aquela pessoa linda do Orkut realmente existe.

A técnica fotográfica, mais do que a funcionalidade de registrar com eficiência aquilo que desejamos é um exercício de nossa capacidade de ver detalhes, cores e formas, é também um convite a diminuirmos o ritmo, muitas vezes frenético, de nosso dia a dia e olhar com mais atenção para o ambiente a nossa volta, é descobrir o prazer de apreciar belas imagens seja no visor da câmera ou no mundo ao nosso redor.

Tá esperendo o que? Camera na mão e fotografe, afinal com o processo digital o máximo que você pode gastar é pilha. E se puder procure um curso de fotografia para conhecer mais sobre a arte de fotografar que é muito que é muito prazerosa e útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário