quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Como cuidar dos seus álbuns


Se os seus álbuns são dos anos 50 ou mais antigos, provavelmente estarão bastante estragados, além de se terem convertido em recordações da pessoa que coleccionou ou colocou neles as fotografias. O melhor nestes casos será manter o álbum intacto e conservá-lo como uma peça importante da história da família ou entes queridos.

Se quiser conservá-lo melhor, pode guardá-lo numa caixa de arquivo para preservá-lo pelo menos do pó.

De qualquer maneira, se o álbum estiver tão deteriorado que a única solução é arranjá-lo ou substitui-lo, apresentamos-lhe algumas ideias:

Substituir ou arranjar páginas estragadas:

Se, na generalidade, o álbum se encontrar em boas condições, mas algumas páginas estiverem estragadas, a melhor solução é substitui-las ou repará-las. Na maioria dos casos, um arranjo com materiais adequados pode dar vida nova aos seus álbuns. Trata-se de um trabalho árduo e delicado pelo que, recomendamos que o confie a um restaurador de livros ou encadernador.

Encapsulamento de páginas

Trata-se de um processo mais complicado e só se usa quando as páginas devem manter-se intactas mas se encontram bastante deterioradas. Neste processo, o profissional encarregado da reparação (geralmente um restaurador de fotografia ou papel) envolve cada página com um material plástico para a proteger de futuros manuseamentos. Estas páginas encapsuladas podem ser novamente colocadas no álbum.

Mudar as fotografias para um álbum novo:

Quando o álbum está demasiado deteriorado para proteger as fotografias que contém ou quando é feito de materiais que podem prejudicar as fotografias, o melhor será mudá-las para um álbum novo.

Copiar as fotografias e fazer um álbum novo:

Se as fotografias estiverem tão coladas às páginas que correm o risco de se rasgar se tentar tirá-las, pode levar o álbum a um fotógrafo para fazer cópias das fotografias. Pode criar um álbum novo com estas cópias e guardar o velho num arquivador para protegê-lo o mais possível.

Dois tipos de álbuns modernos que deve evitar:

Há dois tipos de páginas de alguns álbuns que se tornaram muito populares nas últimas décadas e que deve evitar se quiser preservar as suas fotografias. Os materiais que as compõem são prejudiciais para as fotografias, podendo deteriorá-las e até destrui-las por completo com o tempo.

1. Páginas adesivas:

Este primeiro tipo corresponde às chamadas páginas adesivas. Estas páginas têm uma folha de plástico transparente que cobre as fotografias, que são coladas numa folha com linhas adesivas de látex. Para fixar a fotografia, levanta-se a folha transparente, coloca-se a fotografia no suporte aderente e volta a colocar-se a folha transparente sobre a fotografia. O adesivo utilizado neste tipo de páginas provoca o amarelecimento das fotografias com o passar do tempo e cria linhas que as mancham. Além disso, após alguns meses o adesivo fixa-se de tal forma às fotografias que se torna quase impossível retirá-las do álbum sem as danificar.

2. Páginas com bolsas de PVC:

Nem todos os álbuns de plástico são perigosos mas os fabricados em PVC demonstram uma tendência bastante acentuada para danificar as fotografias que contêm. Pode identificar o PVC pelo seu cheiro. Muitas pessoas dizem que faz lembrar o cheiro de uma bola de praia ou de uma cortina de banho nova. Após alguns anos, o PVC começa a libertar alguns dos produtos químicos utilizados no seu fabrico. Estas substâncias pegajosas ou gordurosas podem manchar as fotografias e, além disso, impossibilitam a sua remoção pois tendem a ficar coladas às bolsas.

Mudar os álbuns

Se tiver as suas fotografias em álbuns com páginas mágicas ou de PVC, deverá mudá-las para um álbum diferente. Siga os truques para conservar as fotografias num ambiente seguro:

1. Antes de tirar as fotografias dos álbuns velhostenha os novos preparados. Não protegerá as suas fotografias se as tirar de um álbum prejudicial para as deixar de qualquer maneira, em cima de uma mesa ou dentro de uma caixa.

2. Frequentemente, as fotografias têm uma mensagemescrita no verso; trata-se da data ou lugar em que foram tiradas, de quem aparece nelas ou quem foi o fotógrafo. Esta informação pode ser copiada por baixo ou ao lado da fotografia no novo álbum. Deste modo, não terá de tirar a fotografia para conhecer a informação.

3. Utilize cantospara fixar as fotografias nas páginas novas. Não USE cola ou fita adesiva. Estas substâncias podem deteriorar as fotografias.

4. Quando estiver a colocar as fotografias no álbum novo, tenha em conta a sua disposição no álbum original pois é bastante provável que a ordem em que se encontravam tenha um "contexto histórico" e uma razão de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário