quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fotografias de família



Truque 1: As pessoas não devem olhar directamente para a máquina fotográfica.
Nunca se sabe quando surge a oportunidade de tirar uma boa fotografia, mesmo quando o motivo não se apercebe que está a ser fotografado. Nesta fotografia, captamos toda a ternura e carinho dos avós para com a sua neta, sem necessidade de posarem, abraçados ou numa pose artificial.

Truque 2: A importância do fundo
Em muitos casos, escolher um bom fundo para as suas fotografias pode ser o segredo. O fundo pode dar uma noção de três dimensões, aumenta a profundidade e, em alguns casos, permite que o centro da fotografia sobressaía mais. Mas terá de ter cuidado, evitando que o fundo assuma todo o protagonismo, pois pode desviar a atenção do verdadeiro objectivo: os seus familiares.

Truque 3: Vestidos para o êxito
Numa fotografia de família, as cores podem desempenhar um papel fundamental. Nesta fotografia, podemos sentir a alegria do grupo de amigos que nos chega principalmente através do seu colorido e não tanto da expressão sorridente das suas caras. Procure colocar os seus familiares de modo a que as roupas combinem entre si.

Truque 4: Continuem a conversar!
Este é um truque simples. Se as pessoas que pretende fotografar estiverem a conversar, a fotografia ficará muito mais natural e espontânea. Se ficarem estáticas, fale-lhes do tempo, de anúncios da televisão e de futebol, mas para que não se apercebam de que está a tirar uma fotografia. No exemplo que mostramos, pode sentir-se a brincadeira das crianças, para além do momento de intimidade entre elas.

Truque 5: Preencha toda a fotografia
Se preencher todo o espaço da fotografia, eliminará aquilo a que os fotógrafos chamam "espaço morto". Quando julgar que já está próximo, aproxime-se ainda mais com o zoom e verá como os resultados obtidos são melhores. Neste exemplo, vemos como as caras das crianças captam toda a nossa atenção, as bolhas de espuma do banho são apenas uma moldura para as suas encantadoras carinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário