sábado, 21 de novembro de 2009

Natureza às cegas

Fonte: Globo Rural

Aos 62 anos, Negus está redescobrindo as formas dos objetos. Ao longo dos anos, ele foi gradualmente perdendo a visão por conta da atrofia ótica, uma degeneração lenta de ambos os nervos óticos. Atualmente, a visão dele é tão restrita que ele enxerga apenas vultos e cores.


O britânico, que gostava de fotografar desde jovem, foi obrigado a abandonar o hobby porque não conseguia enxergar pelo visor da máquina. Agora, com o auxílio de aparelhos digitais, Negus pôde voltar a capturar imagens.


Ele se orienta por sombras e barulhos para saber onde posicionar a câmera – mas confia muito mais em seu instinto para registrar imagens extraordinárias, principalmente da natureza. O fotógrafo conta com o auxílio de um óculos com lentes potentes para tentar visualizar o que registrou – mas os detalhes ele só consegue perceber mais tarde, quando baixa as fotos em seu computador, e utiliza o mecanismo de zoom. “Frequentemente, não sei o que estou fotografando”, afirma.


Negus faz parte de um movimento de fotógrafos cegos: o grupo online chamado blindphotographers.org tem centenas de membros ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário