sábado, 21 de novembro de 2009

Em viagem: Leve tudo o que necessita para tirar boas fotografias


Se pensa que tirar boas fotografias faz parte integrante das suas viagens, assegure-se de que leva tudo o que necessita. Mesmo assim, certifique-se de que todo o equipamento e sobressalentes chegam ao seu destino intactos. Aqui tem alguns truques que o ajudarão a ter tudo preparado para tirar boas fotografias nas suas viagens.

Máquina fotográfica e acessórios:
  • Familiarize-se com a sua máquina fotográfica. Pelo menos, uma semana antes, use a sua máquina fotográfica e tire um rolo ou dois de fotografias e, se for digital, carregue-a com o cartão de memória. Utilize todas as modalidades e opções da sua máquina. Assegure-se de que sabe trabalhar com ela (incluindo a colocação das pilhas) e verifique se tudo funciona correctamente. Se já tiver a máquina há algum tempo, este exercício ajudá-lo-á a refrescar a memória. Ponha os rolos a revelar, de preferência no mesmo estabelecimento onde o fará no regresso da sua viagem. Certifique-se de que conhece todas as opções disponíveis e comprove a qualidade das cópias entregues, mesmo tratando-se da sua máquina fotográfica digital. Neste último caso, não será demais testar também o envio de algumas imagens por email.
  • Objectivas: Quando tira fotografias nas suas viagens, nem sempre pode aproximar-se dos seus motivos como gostaria. Se a sua máquina fotográfica o permitir, lembre-se de levar uma objectiva com zoom (grande angular e uma teleobjectiva não muito potente). Não se esqueça de incluir as tampas das objectivas para uma protecção total.
  • Filtros: Nas máquinas fotográficas reflex, um filtro ultra-violeta (UV) pode ajudar a proteger a sua objectiva, e contribuir também para minimizar as sombras (e esse tom azulado) das fotografias. Um filtro polarizador é também uma ferramenta magnífica, satura a cor, elimina os reflexos e intensifica a cor azul do céu.
  • Cartões de memória (para máquina fotográficas digitais): Leve pelo menos um cartão de memória sobressalente; o investimento merece a pena. Sem este segundo cartão, pode ficar limitado no número de imagens que poderá obter ou, ser forçado a tirar mais fotografias mas com menor resolução (o que é suficiente se apenas quiser enviá-las por email ou partilhá-las através da Internet, mas não para obter boas imagens em papel). Mesmo que leve um computador portátil e possa descarregar as imagens, nunca será de mais esse cartão de memória extra. É muito mais fácil (e seguro) ter um cartão de memória à mão do que carregar um computador portátil todo o dia, além de que seria muito aborrecido ter de deslocar-se a sua casa várias vezes ao dia para descarregar as imagens!
  • Tira para pendurar ao pescoço: este acessório é barato e representa uma grande diferença. Ajuda-o a ter as mãos livres e garante que a máquina não cairá ao chão.
Estojo para a máquina fotográfica:
  • Escolha um estojo leve, com uma correia para colocar ao ombro. Nele devem caber além da máquina fotográfica, 5 ou 6 rolos (ou um par de cartões de memória), pilhas sobressalentes, objectivas e filtros (se tiver algum). Se possível, experimente-o carregado com todo o material para avaliar a sua comodidade. O estojo deve caber por baixo do assento de um avião, mesmo quando está cheio. Para evitar roubos, uma boa solução consiste em não usar estojos com logotipos relacionados com máquinas fotográficas ou fotografia.
  • Guardar os cartões de memória pode ser um problema. São acessórios muito valiosos e de pequenas dimensões, que podem extraviar-se com muita facilidade. Se necessário, pode coser ou fixar com velcro um compartimento especial no interior do seu estojo.
  • Nunca se sabe quando pode chover. Leve vários sacos de plástico para proteger a sua máquina fotográfica, rolos e outro equipamento em caso de emergência.
Rolos:
  • Leve muitos! Prepare o dobro de rolos que pensar vir a precisar. Os rolos são mais caros em locais turísticos e em alguns sítios, é difícil encontrar uma gama completa. É preferível sair de casa preparado.
Pilhas:
  • Leve suficientes; tal como no caso dos rolos, as pilhas podem ser mais caras ou difíceis de encontrar em viagem. Em alguns casos, será complicado encontrar pilhas compatíveis com a sua máquina fotográfica. Leve mais pilhas para além das que pensa necessitar, especialmente se a sua máquina fotográfica for digital - já sabe que o consumo de pilhas é muito maior.
  • As pilhas de lítio duram mais. Se a sua máquina fotográfica puder funcionar com elas, não hesite em inclui-las no seu estojo; além de durarem mais, precisará de levar menos quantidade.
  • Se levar pilhas recarregáveis, não se esqueça do carregador.
  • Se viajar para outro país, tente informar-se sobre o tipo de tomadas existentes e compre um adaptador antes de partir.
Fazer as malas
  • Ponha o seu nome e morada em todos os sacos. Não é demais acrescentar o número de telefone e o seu endereço de email.
  • Fotocópias das facturas. Se passar numa alfândega, lembre-se de levar uma fotocópia da factura da sua máquina fotográfica, computador portátil ou qualquer outro equipamento electrónico de valor. Se levar muitos rolos ou pilhas, pode igualmente juntar uma cópia das facturas de compra dos mesmos.
  • Assente num papel o número de série da sua máquina fotográfica. Deixe uma cópia em casa e leve outra na sua carteira. Será muito útil se perder a máquina fotográfica ou lha roubarem.
  • Manual de instruções. Nunca se sabe quando vai surgir uma avaria; caso o livro de instruções da sua máquina seja pequeno e fácil de manusear, será bom inclui-lo na sua bagagem.
  • Se viajar de avião, não despache os rolos (revelados ou não), a máquina fotográfica ou qualquer outro acessório fotográfico. As máquinas de raios-X dos aeroportos são muito mais potentes do que as que controlam a bagagem de mão. Os raios-X podem danificar os rolos e o funcionamento do seu equipamento, especialmente em voos de longo curso, o que poderia ser prejudicial para a sua máquina fotográfica.
  • Se possível, é preferível a inspecção manual dos rolos no aeroporto. Em qualquer caso, os rolos cuja sensibilidade seja 400 ISO ou inferior podem passar várias vezes pelos controlos de bagagem manual com raios-X dos aeroportos. Mas não faça passar os filmes mais de cinco vezes por estas máquinas, pois o efeito dos raios-X é acumulativo. Em alguns países, os agentes alfandegários inspeccionam manualmente os rolos de filmes. Se for esse o caso e levar muitos rolos, chegue ao aeroporto com tempo suficiente, tire os seus rolos das caixas e sacos de plástico e coloque estes últimos na sua bagagem (podem vir a ser úteis no local de destino para protegê-los da humidade). Coloque todos os rolos num saco de plástico para uma inspecção rápida.
    Se viajar de carro e estiver muito calor, coloque os rolos numa pequena arca congeladora portátil. Ponha uma bolsa pequena de gelo no fundo, cubra-a com uma toalha e coloque os rolos por cima (dentro de um saco de plástico bem fechado ou pré-cintado.
Viagens e segurança:
  • Nunca abandone o estojo da sua máquina fotográfica, pois é um dos objectos favoritos dos ladrões. Leve-o sempre ao ombro ou pelo menos, nunca afaste a sua mão dele.
  • Deve manter-se atento. Os ladrões raras vezes actuam sozinhos; muitas vezes um ou vários tentarão distrai-lo enquanto outro comete o roubo e sai correndo com a sua máquina. Além disso, tudo será tão rápido que não terá tempo para reagir.
  • Guarde a sua máquina fotográfica por baixo do assento do avião. Nos contentores para equipamento que se encontram por cima dos assentos, os sacos andam de um lado para o outro. Além disso, se guardar o estojo da sua máquina fotográfica por baixo do assento, evitará não só o possível dano como os roubos.
  • Mantenha os rolos de filme frescos. Pode levar por cima os rolos que pensa gastar nesse dia, mas será melhor que deixe os restantes no hotel ou local de alojamento. Se o hotel tiver ar condicionado, pode deixar os rolos numa mesa ou num armário (sempre dentro das caixas ou num saco de plástico bem fechado); caso não tenha, pode guardá-los num frigorífico.
    Se o seu quarto não tiver ar condicionado nem frigorífico, não se preocupe: os rolos estão preparados para suportar altas temperaturas, pelo que o mais provável será não se deteriorarem.
  • Quando levar muito equipamento, controlar tudo pode ser um problema. É preferível contar os elementos que leva antes de sair e voltar a contá-los várias vezes ao dia; é mais fácil recordar um número do que todo o material. Além disso, é mais fácil descobrir o que perdeu se os números não coincidirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário