Não deixe para resolver tudo no computador:
Essa é uma regra de ouro que aprendi a duras penas. Tente tirar a foto para que ela precise da menor quantidade de ajustes, se possível que não precise de nada. Tente fazer uma pré-seleção das imagens durante a sessão de fotos. Tenha em mente que se a foto não ficou boa do LCD da maquina, sem dúvida, ela ficará pior ainda no seu monitor. Então, não tenha pena, delete. Se for possível tente tirar outra foto tecnicamente boa, senão siga em frente, mas não fique com nada no cartão da sua maquina que não esteja tecnicamente aceitável.
Lembre-se, cada segundo que você perde com uma foto ruim você está deixando de trabalhar nas fotos realmente boas.
Copia de segurança:
Depois que acabou a sessão de fotos e você for iniciar o processo de pos-produção o primeiro passo é garantir que você tenha um copia do material que você acabou de produzir. Então, tome o cuidado de ao copiar as fotos do cartão de memória para o computador mante-las no cartão ou copiar ela para o local onde você irá trabalhar e fazer uma copia de segurança em um outro diretório para garantir, que caso você se engane, tenha como recuperar as fotos. Lembre-se isso você precisa fazer antes de iniciar o processo de seleção de fotos. Caso não faça, por favor, não venha chorar depois e não diga que não avisei.
Processo de seleção de fotos
Já falei isso antes e vou reforçar aqui, pois sei como é difícil. Não se apegue as fotos. Não tenha pena. Se a foto não está tecnicamente boa ou não tem potencial: apague! Se quisermos ter sucesso nesse mercado, na realidade em qualquer mercado, temos que trabalhar só com do nosso melhor. Entenda que as fotos que você achar que estão tecnicamente ruins serão as primeiras que os avaliadores dos sites de Microstock irão reprovar e quando isso acontece, você perdeu tempo trabalhando em alguma coisa ruim e perdeu a chance de enviar uma foto boa que poderia ter sido aceita.
A ferramenta que utilizo para fazer isso é o Lightroom 2.0 da Adobe (as versões anteriores também tem a mesma funcionalidade).
1) Depois de ter colocado as fotos na minha biblioteca seleciono o modo “Libraty” e o modo “Grid View”:
2) Selecio as fotos que são similares e que quero comparar
3) Mudo para o modo “Survey View”
4) As fotos que observo que não estão tão boas já vou deletando do disco (botão direito> Delete photo)
6) Avalio luz, foco, sombras, qualidade da composição e necessidades de ajustes posteriores no Photoshop. E utilizo as setas de navegação para ficar passando entre as fotos selecionadas. Para as fotos que não atendem as necessidades técnicas ou que precisam de muitos ajustes no Photoshop. Delete!
7) Com as fotos que sobraram, se é que sobrou alguma, mudo para o modo “Develop” e utilizo o a ferramenta “Crop Overley” para verificar como as fotos estão quanto a regra dos terços. Se não estiver OK, ajusto via crop ou Deleto.
Esse é o processo que utilizo para selecionar as melhores fotos de cada cena de cada sessão de fotos que realizo. Tento ao máximo aqui utilizar critérios técnicos para fazer a seleção das melhores fotos e mantenho somente as fotos que tem algum potencial de venda. Todas as outras o destino é o mesmo.
E você como faz o seu processo de seleção?
Até a próxima!
Fonte:Fotografar Vender e Viajar
Nenhum comentário:
Postar um comentário