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A luz na fotografia é essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas. Na luz natural, o horário definirá a inclinação dos raios luminosos em relação ao objeto fotografado e dela resultará um determinado efeito. Com a iluminação artificial de um estúdio, o efeito desejado dependerá do posicionamento das diversas fontes de luz e do equilíbrio entre elas. 1. A fonte de luz pode incidir no objeto de três formas e, conseqüentemente, com três resultados diferentes: luz direta - produz sombras duras luz rebatida - produz sombras médias luz difusa - produz sombras suaves 2. A luz deve ser sempre rebatida em materiais brancos; o dourado e o prateado produzem efeitos específicos. 3. Dependendo de sua posição dentro do estúdio e em relação ao modelo ou objeto fotografado, as luzes são denominadas: luz principal - é a fonte de luz mais forte luz de enchimento - deve ter a metade da potência da luz principal e é a responsável pela impressão de volume luz delineadora - geralmente é colocada na lateral do corpo e/ou no cabelo para definir o limite entre modelo e fundo luz de fundo - deve ser igual à luz principal, mas será rebatida no fundo obs.: cada um desses tipos de luz pode incidir sobre o objeto segundo os modos descritos no item 1. 4. Os filmes cor dependem da quantidade e da qualidade de luz que incide sobre o objeto; para correção use filtros CC. 5. Para retratos em estúdio, é ideal usar câmeras de formato médio (6 x 6, 6 x 7 etc.); com câmeras 35mm, escolha um filme de ISO baixo para conseguir uma melhor definição na ampliação. 6. Sempre que puder, use pára-sol para evitar invasão de luzes e reflexos indesejáveis. 7. Ao escolher os fundos para retratos, prefira cores e texturas que acentuem o contraste com os cabelos, a pele e as roupas do cliente. 8. Dependendo da intenção da foto, podem ser usados fundos mais alegres e produzidos, como lonas pintadas, tecidos estampados etc. 9. Antigamente, era muito comum os estúdios fotográficos profissionais disporem de diversos materiais de adorno e cenário para sofisticar as fotos dos clientes. 10. Quando se fotografa alguém no estúdio, é preciso deixá-lo inteiramente à vontade e estabelecer um clima de muita confiança. 11. A maquiagem deve ser leve e, para pessoas com rugas ou marcas na pele, pode-se usar um filtro difusor. 12. Selecione sempre o material a ser apresentado ao cliente; um material apresentado através de provas de contado, sem refile ou acabamento impressiona mal |
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Iluminação em estúdio
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