quarta-feira, 29 de julho de 2009

Preto Preto , Branco Branco e 10 tons de Cinza

Preto Preto , Branco Branco e 10 tons de Cinza por Marcos Duarte.
Ansel Adams é um dos fotógrafos que mais admiro.
Tento fotografar paisagens como ele , muita pretensão de minha parte.
Toda foto dele tem o Branco puro, 10 tons de cinza e o preto profundo.
Ansel manipulava todas suas fotos com químicos , filtros e variações da medição da luz na exposição , revelação e ampliação Digital.
Isso é exatamento o que o Photoshop faz.
Como ele disse , a beleza da fotografia deve estar acima de tudo
Quando Deus erra o Photoshop concerta.

Para aqueles que consideram fotos de paisagens e fotos da natureza como um gênero menor na fotografia e para aqueles que criticam o uso da manipulação digital

Marcos Duarte

Texto abaixo da “The Encyclopedia of Photography”

“Ansel Adams valorizava os aspectos técnicos da fotografia. Dizia que conhecer bem a técnica era o que permitia libertar a sensibilidade. Foi ele o criador do famoso — e de certa forma complexo — sistema de zonas, um método de medição de luz que integra as etapas de exposição, revelação e ampliação do filme. O sistema de zonas divide a luz em 10 gradações, do branco ao negro, e permite ao fotógrafo visualizar os diferentes níveis de cinza com grande precisão..”
“Fundou, em 1932, junto com Edward Weston, Imogen Cunningham e Willard Van Dyke, o grupo f/64, uma organização de fotógrafos importantes que produziam imagens em grande formato com muita nitidez. Diz-se que Adams afirmava que "abaixo de f/32 não é fotografia. É outra coisa". Seu trabalho se caracteriza, de fato, pela enorme profundidade de campo na maioria das imagens”
“Tendo passado grande parte de sua vida dentro dos parques nacionais americanos, Adams juntou material para publicar mais de 24 livros sobre o assunto.
Tanta dedicação aos parques exigia disciplina e paciência. Hume Kennerly, fotógrafo, revelou: "Ele era muito paciente. Achava o que queria fotografar, fazia a composição e então esperava pela luz e circunstância adequadas. Não raro isso significava esperar por dois ou três dias."”

Ansel Adams também deixou sua marca no Museu de Arte Moderna de Nova York, o famoso MoMA, onde fundou o departamento de fotografia, o primeiro do mundo em um museu.

Em 1979 Adams se tornou o primeiro e único fotógrafo e ser capa de Time

A clássica (e obrigatória!) trilogia de Adams — A Câmera (1980), O Negativo (1981) e A Cópia (1983) — é a obra mais influente sobre fotografia jamais escrita. Foi editada no Brasil. Há quem diga que um fotógrafo pode afirmar-se conhecedor da arte em preto e branco apenas após ler estes 3 volumes.

Ansel Easton Adams, americano de São Frascisco, nasceu em 1902, e morreu em 1984, em Monterey, Califórnia, e deixou 2 filhos.

FRASES FAMOSAS DE ANSEL ADAMS.

Na sabedoria que conquistei com o tempo, descobri que toda experiência é uma forma de exploração.

A fotografia de paisagem é o teste supremo de um fotógrafo — e geralmente seu desapontamento supremo também.

Existem, sempre, pelo menos duas pessoas em cada fotografia: o fotógrafo e o espectador.

“Dodging e burning são passos necessários para cuidarmos dos erros que Deus cometeu ao estabelecer os relacionamentos tonais. (Nota do autor: essa frase mostra como Adams era um sujeito absolutamente único. A beleza de uma fotografia deveria estar acima de tudo e, para justificar sua técnica de ampliação, o uso do sistema de zonas e o intenso dodge e burn, Adams se sai com essa: "Deus errou." Magnífico.)”

Fonte – Ansel Adams – Fotografo Ou Mito Americano -The Encyclopedia of Photography.

2 comentários:

  1. eai meu amigão cada dia tu coloca uma coisa mais legal... parabéns muito legal. adoro fotos em preto e branco. quero so ver se tu ta aprendendo pra gente tirar umas fotos bacanas.rs rs rs abração

    ResponderExcluir
  2. Foto Do Meu Blog Deazae And Confused

    ResponderExcluir