Bem, se você quiser realmente melhorar as suas cenas, estude fotografia! Para ajudar nessa tarefa, descobri um web site muito interessante, com um workshop sobre iluminação de estúdio.
No workshop, que mostra fotos de uma modelo em estúdio, cada fotografia é associada com uma imagem de bastidores. Funciona assim; depois que você analisa a fotografia, pode visualizar como as luzes foram organizadas no estúdio para gerar aquele efeito.
Mas como transportar isso para um ambiente 3D? Na verdade a transição não é automática, mas analisando com calma as fotografias, podemos tirar várias conclusões:
- Um ponto de luz não resolve a iluminação
- Ambientes reflexivos são fundamentais (Fundo branco)
- Além do fundo branco, geralmente algum plano extra é posicionado para adicionar ou remover energia luminosa. Em algumas fotos aparece um plano branco e outro preto.
- Alguns objetos como os guarda-chuvas são usados para auxiliar na ambientação da luz. Muitas vezes vários deles são adicionados a cena para ajudar.
- Mesmo fotografias parecidas, apresentam pequenas diferenças na configuração das luzes.
Ok, mas ainda não ficou claro como transportar isso para o 3D?
Então vamos a algumas regras simples:
- Uma luz apenas não resolve
- Use artifícios para espalhar a luz, para evitar sombras fortes
- Fontes de luz com grande área de influência ajudam a espalhar a luz. (Spot e Area)
- Use luzes de cores diferentes, para ajudar a passar um efeito ou emoção à imagem
Uma coisa que você deve ter em mente, cada imagem ou cena requer um tipo de configuração diferente. O que sempre será um desafio para a sua criatividade, por isso é importante estar sempre observando e observando, como os fotógrafos trabalham.
Esse tipo de iluminação pode ser mais bem aplicado, no mercado publicitário, na divulgação de produtos. A iluminação de cenas para animação envolve outros problemas.
Mas isso é assunto para outro artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário