domingo, 5 de julho de 2009

6 ótimas dicas para fotografar gatos

Eu acho que os gatos são os bichos mais fotogênicos do reino animal. Mas apesar deles sempre capricharem nas poses, suas fotos podem ficar muito mais bonitas se dermos uma mãozinha.

Foi pensando nisso que convidei uma especialista no assunto para dar dicas de fotografia felina. Giane Portal é dona do Fofuras Felinas, que tem fotos sensacionais. Mora em Porto Alegre, é designer, astróloga e fotógrafa amadora que consegue captar imagens divertidas e doces, como só uma apaixonada por gatos poderia fazer.

Ela escreveu um verdadeiro manual que vai te ajudar a tirar fotos muito melhores. São 6 tópicos que vão garantir que seu gato fique bonito na fita. Leia com atenção, observe as fotos do Fofuras Felinas e comece a clicar!

(Giane, muito obrigada!)

1. Abuse da Luz Natural
Um dos grandes diferenciais no resultado final da fotografia é uma boa iluminação. Durante o dia, prefira fontes de luz natural vinda das janelas para as fotos em ambientes internos. Elas irão valorizar muito mais o seu felino do que uma luz de flash, pois o flash embutido nas câmeras compactas dispara uma luz muito dura, que “chapa” a foto e elimina as sutilezas e a sensação de profundidade, fazendo tudo parecer que está no mesmo plano. Os gatos também agradecem por não precisarem enfrentar a cegante luz do flash!

Você pode aumentar a quantidade de luz disponível com truques simples, como estender um lençol branco nas proximidades ou posicionar uma placa de isopor em frente à fonte de luz. Eles irão atuar como rebatedores, espalhando a luz no ambiente.

foto 1 - Gaia - Ambiente interno e luz difusa (note o lençol branco atuando como um rebatedor, suavizando a iluminação).
foto 2
- Lua - Contraste entre a gata clara e o fundo escuro, evidenciando o banho de sol. Ambiente interno.
foto 3 - Laranjinha - Fotografado em ambiente externo.

………………………………………………………………………………………………………….

2. Não economize nos cliques
Graças à era das câmeras digitais, fotografar gatos tornou-se muito mais viável! Isso porque você precisa fazer vários cliques para aproveitar o melhor. Se você der sorte, terá várias fotos bonitas e muito parecidas para escolher a melhor. O que geralmente ocorre, na realidade, é que de vários cliques que a gente faz, apenas um ou dois acabam ficando realmente bons. Então, tem uma foto que seria muito legal se não fosse ele ter se mexido bem na hora; tem outra que prestaria se não tivesse passado outro gato na frente no exato momento que você clicou… e sucessivamente. Sempre assim…

Você sabe que gatos são cheios de vontades, então mesmo que eles entendessem quando a gente fala “faça uma pose assim, coloque a patinha ali” provavelmente não nos obedeceriam!

foto 4 - “- Toji, você pode beijar a Bo?”
foto 5 - Celeste - Belo equilíbrio… (Quantos cliques para chegar nesta pose? Perdi as contas…)
foto 6 - Aurora - Não adiantaria pedir para ela relaxar a cabecinha na borda cesta, não é?

………………………………………………………………………………………………………….

3. Seja persistente
Para fotografar felinos, você precisa de paciência e tempo disponível. Eles não vão fazer alguma coisa interessante só porque você decidiu que era hora de tirar fotos… Tipo: ok, preparei minha câmera, agora você deita de barriguinha para cima e dá aquela viradinha no pescoço, bem charmosa, tá? Por isso, aproveite momentos em que eles já estejam naturalmente estimulados e você terá fotos mais legais, mostrando o verdadeiro cotidiano felino. Aja como um verdadeiro paparazzo, acompanhando e registrando todos os momentos do seu gatinho! As fotos do item anterior também servem de ilustração para este tópico.

foto 7 - Tigra - Saiu da gaveta bem na hora!
foto 8 - Blue – Flagrante atrás dos arbustos

………………………………………………………………………………………………………….

4. Seja criativo!

Pense diferente. Mude o ângulo. Tente posições inusitadas… Experimente! Vamos lá, fotografar pode ser um excelente exercício físico também! Fique no ponto de vista do seu gato para obter uma visão do ponto de vista dele… Ah, mas ele está no chão? Deite-se também! Pense novos enquadramentos, não se atenha à tradicional “foto-de-corpo-inteiro”. Arrisque-se! Veja o que é realmente importante na foto, o que você quer destacar. Eu tenho dificuldade de trabalhar com tripé, pois gatos estão sempre se movimentando. Aliás, há fotos que ficam interessantes justamente por captar algum tipo de movimento.

O gatinho não quer olhar para câmera? Faça um barulhinho, cante, assovie! Dê um jeito para que ele preste atenção em você.

foto 9 - Bo – Um ângulo diferente!
foto 10
- Toji, Shun e Maya - Os três olhando para direção em que eu estava movimentando um brinquedo.
foto 11 - Black - Enquadramento nada convencional.

………………………………………………………………………………………………………….

5. O poder do segundo plano

Tente eliminar objetos de fundo que poluam o quadro ou que irão competir com a imagem de seu gato. Afinal, ele deve ser o centro das atenções, não? Ambientes muito bagunçados, com muitos detalhes, certamente irão interferir na beleza e no impacto de sua foto. Mesmo em ambiente doméstico, na “vida real”, é possível tomar cuidado na hora de realizar o enquadramento para evitar incluir certos objetos que sobrarão na foto. Uma boa dica também e utilizar fundos em cores que combinem ou contrastem com a cor de seu gato. Apenas enfatize o plano de fundo se ele ajudar a contar uma história, a descrever uma situação.

Veja também as duas últimas fotos do item anterior para um exemplo de como trabalhar o fundo de uma outra forma e torná-lo mais neutro: o desfoque.

foto 12 - Garfield: pelagem e fundo em cores contrastantes
foto 13 - Goku e Vic no escritório :: segundo plano com muitas informações para ajudar a contar uma história
foto 14 - Edrik :: Gato e segundo plano da mesma cor, para uma composição suave…

………………………………………………………………………………………………………….

6. Fotografe a alma

Aqui não existem técnicas, é o domínio da pura sensibilidade. A fotografia é o olhar de alguém, sobre algo, eternizando um momento. Quanto mais apurado for este olhar, quanto mais conectado você estiver com o felino que você estiver fotografando, mais você conseguirá revelar de sua personalidade através das fotos… Aqui está o grande segredo, o grande diferencial. O que só um gato faz, o que o torna felino, e o que torna cada gato único. Todas as fotos desse ensaio servem como ilustração para este último item, porém, seguem aqui mais alguns exemplos de fotos que revelam a alma do gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário