terça-feira, 7 de julho de 2009

Dica n° 12 - Ponto ouro e lei dos terços

Já vimos, e não custa repetir, a frase de J.D.Sagaró, que diz:

"A composição é a arte de ordenar com sentido de unidade, as figuras e elementos de um quadro, de modo a se obter um maior efeito de beleza e emoção."

Existem regras que devem ser seguidas por aqueles que pretendem obter bons resultados com suas fotografias. O conhecimento de onde ficam os chamados "pontos ouro" e a "Lei dos terços" é a base para qualquer trabalho bem feito.

Algumas máquinas fotográficas facilitam o trabalho do fotógrafo e têm, no visor, um desenho parecido com o "jogo da velha". As quatro interseções indicam onde ficam os "pontos ouro". Em um desses pontos deve ficar o assunto principal, devendo ser deixado espaço de fuga, para onde o objeto caminharia se pudesse andar. Na foto acima vemos que o barco está colocado no ponto inferior direito, estando com a frente apontada para a esquerda, para onde caminhará. Já há um pescador esperando por ele no ponto ouro inferior esquerdo.

PONTO OURO

LEI DOS TERÇOS

A "Lei dos Terços" é usada para indicar onde deverá ficar a línha do horizonte ou qualquer outra linha que corte a imagem. Não devemos dividir o quadro em duas metades. Se o assunto está na parte inferior, colocamos a linha do horizonte no terço superior, como na foto acima. Se fotografamos lindas nuvens, a linha deve estar no terço inferior.

Se a sua máquina já tem essas linhas desenhadas, aproveite para manter o horizonte na horizontal. Nada pior que um horizonte escorregando para a direita ou esquerda. A correção no Photoshop é fácil, mas elimina grande parte da imagem.

Pense nisso na hora de fotografar. Boas fotos.

Paulo Afonso (fotógrafo e editor do Alma Carioca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário