sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dicas para fazer fotografia de crianças

1 - Planejar

Essa talvez seja a parte mais importante de qualquer projeto. Não adianta achar as pessoas certas, a locação certa e quando chegar na hora, faltar bateria na câmera ou pilhas para o flash. Independente do tipo de foto que vou fazer sempre penso a respeito de quatro temas:

- Que tipo de fotos vou fazer?

- Onde vou fazer?

- Quais os acessórios vou utilizar para maximizar o impacto das fotos?

- E os equipamentos que vou utilizar ?

2 - Faça uma pesquisa sobre a criança:

Lembre-se que quanto mais nova for a criança mais difícil vai ser fazê-la cooperar com você, então, tente montar um ambiente onde você consiga fazer com que ela se solte e coopere. Conheça o que a criança gosta de fazer, os personagens que ela gosta ou melhor ainda o que ela sonha em fazer? Quer ser um astronauta? Médico? Cozinhar? Enfim, pense um pouco e faça o possível para criar um ambiente onde a criança coopere com você.

3 - O local:

Muitas vezes, um estúdio, onde você consegue controlar a luz perfeitamente, é o local mais hostil, com todos aqueles flashs e equipamentos, para elas. Normalmente o local onde eles conseguem serem eles mesmos é no ambiente deles. Dependendo do tipo de foto que você quer fazer, talvez, o melhor seja ir para um parque, fazenda ou praça para que eles viajem junto no tema das fotos.

4 - Prepare-se:

Para que consigamos conduzir uma seção de fotos com sucesso, precisamos conduzi-la. Ou seja, não da para chegar na hora das fotos e daí ver o que vamos fazer. Como fotografia de crianças é um tema novo para mim, pesquisei em vários sites e escrevi grande parte desse artigo.

Outra idéia é dar uma olhada no site de outros fotógrafos especializados (Daniel Gomes, Erika Verginelli) e fazer algumas pesquisas nos bancos de imagens para pegar algumas idéias (Istockphoto, Dreamstime, Shutterstock, flickr…)

5 - Limpe o rosto e cuide do cabelo:

Normalmente as crianças possuem a pele lizinha, perfeita. O sonho de todos os fotógrafos durante o processo de pos-processamento. Claro, isso até você olhar melhor com um Zoom e achar um pouco da refeição anterior e, talvez, vestígio da gripe. Então sempre lave um paninho e limpe bem e constantemente o rosto deles ANTES das fotos. Outro item que ajuda muito é levar um spray para não deixar os cabelos muito revoltados e em ultimo caso, utilizar um chapéu ou uma faixa.

6 - Esqueça o tripé e o foco manual:

Se já é difícil fazer fotos de adultos com o tripé e foco manual com crianças é, praticamente, impossível. A dificuldade é inversamente proporcional a idade. Por mais que você ache que já viu tudo eles sempre nos surpreendem e se não formos muito rápidos, passou. Então set a câmera para o foco automático e fotografe a vontade.

7 - Sorrir sempre?

Não há um coração que não amoleça ao ver um sorrisão de um toquinho de gente. É a coisa mais linda do mundo. Porem depois de capturarmos o sorriso perfeito, tente uma foto seria, uma foto braba, uma trist,e uma, por que não, com cara de louco… Tente capturar a personalidade da criança. Faça as fotos falarem por si.

8 - Ganhe a sua confiança

Diferentemente de nos adultos as crianças não têm preconceitos e nem vergonha. Logo se conseguirmos conquistá-las podemos conseguir registrar grandes momentos. As vezes, um incentivo como um chocolate, um sorvete ou um carinho ajuda. Só não exagere.

9 - Use a imaginação

Enfim, Se você conseguiu fazer a criança confiar em você, o céu é o limite. Comemore, pule, corra, grite, role na grama conduza a criança onde ela possa mostrar como é bom ser criança! Aproveite e mate a sua saudade de ser criança também. Caso, alguém estranhe um marmanjo rolando na grama, sem hesitar, dispare: Exigências da profissão!

10 - Seja paciente

As vezes, por mais que nos esforçamos, a coisa não anda. A criança faz tudo, menos o que você pede. Seja paciente. Lembre-se que se você for duro, talvez tenha que marcar as fotos para outro dia ou, quem sabe, nem possa remarcar.

Abaixo as fotos que fiz durante o último final de semana. Com a menina já pensava em fazer essas fotos há muito tempo e, em uma bela tarde de sábado, tudo deu certo. Já o menino estava no meio de um passeio do SFC, depois do almoço estavamos todos ao redor da mesa conversando e essa criança linda vem correr e brincar próximo de onde estávamos, não pensei duas vezes, peguei a câmera, perguntei aos pais dele se poderia tirar algumas fotos e gastei o obturador. Foram muitas fotos e dessa algumas muito boas!

Abaixo seguem as melhores fotos desse dois momentos.

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Dicas para fazer fotografia de crianças

Sei que sou suspeito para falar, mas gostei das fotos. Consegui registrar alguns momentos muito legais e isso me deixou feliz. Porem, como falei outro dia no blog do Daniel fiquei meio frustrado com o resultado das fotos. Fiz muitas fotos, muitas tecnicamente boas, mas poucas fotos ficaram diferentes. Tive muitas fotos repetidas! Muitas fotos, praticamente, iguais. Sabe? Lugar comum. Apesar de toda a preparação, me senti como em uma prova de final de semestre. Deu branco.

E ai, vocês já fizeram fotos desse tipo? O que acharam do artigo? Idéias? Criticas? Sugestões? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário