1 - Planejar
Essa talvez seja a parte mais importante de qualquer projeto. Não adianta achar as pessoas certas, a locação certa e quando chegar na hora, faltar bateria na câmera ou pilhas para o flash. Independente do tipo de foto que vou fazer sempre penso a respeito de quatro temas:
- Que tipo de fotos vou fazer?
- Onde vou fazer?
- Quais os acessórios vou utilizar para maximizar o impacto das fotos?
- E os equipamentos que vou utilizar ?
2 - Faça uma pesquisa sobre a criança:
Lembre-se que quanto mais nova for a criança mais difícil vai ser fazê-la cooperar com você, então, tente montar um ambiente onde você consiga fazer com que ela se solte e coopere. Conheça o que a criança gosta de fazer, os personagens que ela gosta ou melhor ainda o que ela sonha em fazer? Quer ser um astronauta? Médico? Cozinhar? Enfim, pense um pouco e faça o possível para criar um ambiente onde a criança coopere com você.
3 - O local:
Muitas vezes, um estúdio, onde você consegue controlar a luz perfeitamente, é o local mais hostil, com todos aqueles flashs e equipamentos, para elas. Normalmente o local onde eles conseguem serem eles mesmos é no ambiente deles. Dependendo do tipo de foto que você quer fazer, talvez, o melhor seja ir para um parque, fazenda ou praça para que eles viajem junto no tema das fotos.
4 - Prepare-se:
Para que consigamos conduzir uma seção de fotos com sucesso, precisamos conduzi-la. Ou seja, não da para chegar na hora das fotos e daí ver o que vamos fazer. Como fotografia de crianças é um tema novo para mim, pesquisei em vários sites e escrevi grande parte desse artigo.
Outra idéia é dar uma olhada no site de outros fotógrafos especializados (Daniel Gomes, Erika Verginelli) e fazer algumas pesquisas nos bancos de imagens para pegar algumas idéias (Istockphoto, Dreamstime, Shutterstock, flickr…)
5 - Limpe o rosto e cuide do cabelo:
Normalmente as crianças possuem a pele lizinha, perfeita. O sonho de todos os fotógrafos durante o processo de pos-processamento. Claro, isso até você olhar melhor com um Zoom e achar um pouco da refeição anterior e, talvez, vestígio da gripe. Então sempre lave um paninho e limpe bem e constantemente o rosto deles ANTES das fotos. Outro item que ajuda muito é levar um spray para não deixar os cabelos muito revoltados e em ultimo caso, utilizar um chapéu ou uma faixa.
6 - Esqueça o tripé e o foco manual:
Se já é difícil fazer fotos de adultos com o tripé e foco manual com crianças é, praticamente, impossível. A dificuldade é inversamente proporcional a idade. Por mais que você ache que já viu tudo eles sempre nos surpreendem e se não formos muito rápidos, passou. Então set a câmera para o foco automático e fotografe a vontade.
7 - Sorrir sempre?
Não há um coração que não amoleça ao ver um sorrisão de um toquinho de gente. É a coisa mais linda do mundo. Porem depois de capturarmos o sorriso perfeito, tente uma foto seria, uma foto braba, uma trist,e uma, por que não, com cara de louco… Tente capturar a personalidade da criança. Faça as fotos falarem por si.
8 - Ganhe a sua confiança
Diferentemente de nos adultos as crianças não têm preconceitos e nem vergonha. Logo se conseguirmos conquistá-las podemos conseguir registrar grandes momentos. As vezes, um incentivo como um chocolate, um sorvete ou um carinho ajuda. Só não exagere.
9 - Use a imaginação
Enfim, Se você conseguiu fazer a criança confiar em você, o céu é o limite. Comemore, pule, corra, grite, role na grama conduza a criança onde ela possa mostrar como é bom ser criança! Aproveite e mate a sua saudade de ser criança também. Caso, alguém estranhe um marmanjo rolando na grama, sem hesitar, dispare: Exigências da profissão!
10 - Seja paciente
As vezes, por mais que nos esforçamos, a coisa não anda. A criança faz tudo, menos o que você pede. Seja paciente. Lembre-se que se você for duro, talvez tenha que marcar as fotos para outro dia ou, quem sabe, nem possa remarcar.
Abaixo as fotos que fiz durante o último final de semana. Com a menina já pensava em fazer essas fotos há muito tempo e, em uma bela tarde de sábado, tudo deu certo. Já o menino estava no meio de um passeio do SFC, depois do almoço estavamos todos ao redor da mesa conversando e essa criança linda vem correr e brincar próximo de onde estávamos, não pensei duas vezes, peguei a câmera, perguntei aos pais dele se poderia tirar algumas fotos e gastei o obturador. Foram muitas fotos e dessa algumas muito boas!
Abaixo seguem as melhores fotos desse dois momentos.
Sei que sou suspeito para falar, mas gostei das fotos. Consegui registrar alguns momentos muito legais e isso me deixou feliz. Porem, como falei outro dia no blog do Daniel fiquei meio frustrado com o resultado das fotos. Fiz muitas fotos, muitas tecnicamente boas, mas poucas fotos ficaram diferentes. Tive muitas fotos repetidas! Muitas fotos, praticamente, iguais. Sabe? Lugar comum. Apesar de toda a preparação, me senti como em uma prova de final de semestre. Deu branco.
E ai, vocês já fizeram fotos desse tipo? O que acharam do artigo? Idéias? Criticas? Sugestões? Deixe seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário