quinta-feira, 16 de julho de 2009

Guia de Fotografia da National Geographic

Izan Petterle - 08/10/2008

Foto: Circo Pindorama - abril 2007

Já está nas bancas o mais completo guia para quem quer aprender a tirar mais e melhores fotos, o Guia Completo de Fotografia da National Geographic. Prático, o guia é um verdadeiro manual que traz o conhecimento acumulado pelos principais fotógrafos do planeta.


Foto: Circo Pindorama

É uma edição dedicada a fotografia digital mas sem esquecer de tratar do uso do filme, que deverá permanecer entre nós por muito tempo.


Foto: Cordisburgo: reposrtagem - novembro 2006

Essa é uma questão a respeito da qual sou sempre questionado por meus alunos e curiosos em geral: digital versus filme. Longe de querer dar respostas fáceis a essa polêmica, digo em primeiro lugar que fazem muitos anos, quase duas décadas, que tudo é digital, ou melhor dizendo, digitalizado.


Foto: Edição mundial da NG - abril de 2006

Os negativos ou cromos há muito tempo são escaneados para serem usados em publicações ou impressões, tudo vira pixel no final.


Foto: Pontos mais perto da Africa na costa brasileira - maio de 2000

A grande sacada é que o mais importante não é o martelo, mas o marceneiro, quem faz a mágica é o fotógrafo. Mas ao mesmo tempo dizer que o equipamento pouco importa é também uma grande besteira, na medida em que tenhamos dois profissionais muito competentes, se dermos um equipamento de mais qualidade a um deles em detrimento do outro, o mais provável é que quem tenha a melhor câmera e lentes obtenha o melhor resultado.


Foto: Circo Pindorama: reportagem - abril 2007

Esses temas são todos exploradas com muita propriedade nesse novo guia, os capítulos são muito precisos e os assuntos são todos tratados com profundidade, é uma publicação que requer uma certa atenção na leitura por conta da sua complexidade, certamente será um livro de grande ajuda a todos que querem conhecer um pouco mais sobre essa arte centenária.


Foto: Cordisburgo: reportagem - novembro 2006

Fui convidado pelos editores da revista para ser o consultor técnico da edição brasileira, além disso a única foto "estrangeira" usada nessa versão, é de minha autoria, uma famosa foto do Rio de Janeiro que foi publicada na edição global da NG, ela está disponível para download como papel de parede, e agora foi usada na contracapa do guia.


Foto: Pão de Açúcar - Rio são Francisco - reportagem julho de 2001

Quem sabe em futuras versões nacionais possamos usar mais fotos de fotógrafos brasileiros. Espero que vocês apreciem essa publicação assim como eu.


Foto: Ponto mais perto da Africa no Brasil - maio de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário