segunda-feira, 6 de julho de 2009

“Sou fotógrafo”

Aqui no site sempre tento dar as dicas mostrando as formas mais práticas e fáceis de entender técnicas e métodos da fotografia. Também insisto no mote que se você gosta e estuda, qualquer câmera que cair nas suas mãos vai resultar em boas imagens. Mas gostaria de deixar claro que quando estamos falamos de profissão o buraco é um pouco mais embaixo.

As áreas criativas

Não vou me importar em discutir o motivo, mas, seja lá qual for ele, é evidente que hoje profissões “dependentes” da tecnologia estão cada vez mais “populares”. Sei disso pois trabalho justamente em áreas super afetadas por esses tempos. Uns compram um computador em 12 prestações nas Casas Bahia e no dia seguinte se dizem designers, outros compram uma câmera com “trilhões” Megapixels e se dizem fotógrafos, outros têm um blog e se dizem formadores de opinião.

Uau, que linda foto!

Sim, uma câmera de celular pode fazer fotos lindas dependendo de quem a está operando. Mas o fato de uma foto de celular poder ser linda do ponto de vista de composição e iluminação não significa que a pessoa que a tirou pode lidar profissionalmente com situações reais de trabalho. O fato de um entusiasta saber muito bem como operar sua câmera não dá a ele a experiência e a responsabilidade necessárias para lidar com problemas durante um evento, se virar com equipamentos diferentes e saber se relacionar com os diferentes tipos de clientes e suas necessidades…

Site atualizado (by C. Regina)

É fácil encontrar bastante gente se dizendo fotógrafo logo que compra sua primeira DSLR. Infelizmente não é assim que funciona. A facilidade do acesso à tecnologia melhorou muita coisa e encurtou muitos prazos, mas para ser um bom profissional da Fotografia ainda é preciso começar carregando muita luz e cabo, dando assistência para outros fotógrafos, sendo ajudante e não fazendo as “fotos importantes”. Todo mundo começou assim. É assim que a gente aprende: vendo os fotógrafos experientes vivenciando os problemas e os resolvendo. Porque quando estamos falando de uma profissão (como a fotografia e muitas outras) resolver os problemas na hora é essencial ou o cliente sai perdendo, você sai perdendo e todos saem perdendo – não tem volta.

Então, que fique claro: fotografar é realmente fácil e gostoso se você estudar e gostar do que está fazendo. Mas trabalhar com isso é tão complexo quanto trabalhar com qualquer outra área ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário