segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Câmera digital – Saiba como escolher a melhor câmera digital

Qual a melhor câmera digital? Saiba escolher sua câmera digital, entenda o efeito do estabilizador e a diferença entre a câmera digital comum e a DSLR.

Câmera digital – características:

A câmera digital mudou a forma de se capturar imagens e afetou profundamente a indústria fotográfica, de cinema e televisão. A popularização da fotografia digital deve-se sobretudo à praticidade que ela proporciona. Nada de filme queimado, rebobinar a máquina, trocar de filme, tirar foto desfocada e só perceber depois da revelação.


Em vez do filme, a câmera digital utiliza um sensor que transforma a luz em elétrons e depois atribui à carga elétrica de cada pixel um valor digital, para assim formar a imagem. Existem sensores do tipo CCD – charge-coupled device ou dispositivo de carga acoplado, que convertem os sinais elétricos para digitais. Ou do tipo CMOS – complementary metal-oxide-semiconductor ou semicondutor metal-óxido complementar, que já capta os sinais das cargas digitalmente, o que torna seu tamanho e preço menores.


Assim como as câmeras tradicionais, a câmera digital também possui um conjunto de lentes que levam a luz para o sensor. Só que possuem um microcomputador que grava as imagens.



Câmera digital – o que avaliar na compra:

  • Resolução - é a definição da imagem digital, formada pela justaposição de pequenos pontos quadriculados, conhecidos como pixels. Não confunda com definição interpolada, que é o acréscimo de pixels na imagem já digitalizada, sem aumentar a precisão da câmera. A resolução mínima que uma câmera digital deve apresentar é 640x480 pixels, isso se você pretende apenas visualizar as fotos no computador. Para impressão, a resolução apropriada é de 1216x912 pixels, que já formam 1.109.000 pixels, ou 1,1 megapixel, que é o valor da multiplicação da resolução da altura pela largura da imagem. Para imprimir em tamanhos grandes, o ideal são câmeras digitais com a partir de 2 megapixels. O mercado oferece câmeras de até 10.2 megapixels.
  • Memória - em uma câmera digital, a memória equivale ao filme, pois define quantas fotos você pode tirar. Claro que um cartão ou memória interna armazenam muito mais fotos que um filme fotográfico comum. E mais, se a foto não ficar boa, você pode deletá-la instantaneamente e liberar espaço na memória. Os cartões mais utilizados são CompactFlash, SmartMedia, Memorystick e SD. O mais comum é fazer o download das fotos para um computador, mas em ocasiões como viagens quando isso não for possível, o cartão de memória garante quantas fotos você quiser. Existem opções com capacidade para até 1 GB.
  • Lentes - assim como nas câmeras convencionais, fazem toda a diferença. Para fotos de perto, por exemplo, é necessário que as lentes permitam um grande ajuste. Se você gosta de fotos detalhadas, o foco ótico precisa ser maior. Não se engane com altos números de zoom, pois o zoom ótico não é o mesmo que o zoom digital, que oferece maior número, porém com menos qualidade.
  • Profundidade de cor - também conhecida como depth. Assim como o número de pixels, a profundidade determina a qualidade da cor. Quanto mais bits por pixel, maior a variação de cores.
  • Captação de cores - verifique se a câmera capta 3 ou 4 cores e como é feita a gravação das cores. Para uso cotidiano, modelos que utilizam o filtro Bayer são satisfatórias e com preço mais acessível, já que esse sistema tem apenas um sensor e grava as cores ao mesmo tempo. Se você faz questão de uma qualidade superior, opte por uma câmera digital cuja lente utilize divisor de feixe, que distribua a luz para três sensores separados. Cada sensor possui um filtro para registrar uma determinada cor, eles captam a mesma imagem, em cores diferentes. A imagem final é uma combinação das três.
  • Tempo entre uma foto e a próxima - uma câmera digital veloz registra fotos quase na mesma velocidade em que apertamos o botão, entretanto algumas podem levar 10 segundos entre uma foto e outra.
  • Autonomia da bateria - item fundamental se o uso for feito em viagens. A maioria das câmeras digitais oferece 2 horas de autonomia. Modelos com baterias recarregáveis são a melhor opção.
  • Conectividade - modelos que utilizam entrada USB são cada vez mais populares e práticos.
  • Recursos extras - você encontra opções de câmera digital que permitem gravar vídeos e até mesmo sons nas fotos. Modelos que permitem remoção de olhos vermelhos são comuns também.


Qual a importância do estabilizador de imagem em uma câmera digital?

O estabilizador de imagem permite amenizar os efeitos das mãos tremidas no disparo. O estabilizador ótico é melhor ainda, pois nele o sensor de imagem se desloca de acordo com o movimento. Para os amadores, no entanto, o estabilizador digital de imagem costuma ser suficiente.



Qual a diferença entre uma câmera DSLR e uma câmera digital normal?

Para quem já tem habilidade e experiência, a câmera DSLR – sigla para digital single-lens reflex – ou “câmera digital de reflexo por uma lente” oferece mais recursos e maior controle por parte do fotógrafo. Ao invés de ser formada em um sensor, a imagem é refletida na lente, que funciona como espelho do motivo a ser fotografado. No momento do clique, o espelho se desloca para cima e o motivo pode ser fielmente reproduzido pela câmera. Além de maior qualidade e ajustes, outras vantagens são maior vida útil, velocidade de disparo e durabilidade da bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário