sábado, 3 de outubro de 2009

Utilizando padrões e repetições na fotografia - Composição fotográfica VII

Se na nossa vida deixarmos ela repetitiva ele se tornará monótona, porem na fotografia se conseguirmos trabalhar bem a repetição conseguiremos criar imagens fortes e com muito impacto!

Nossos dias estão cheios de padrões. Viver seria um caos se não houve padrões: de comportamento, de projetos, ABNT, de impressão, web… OK, não é bem esse tipo de padrão que quero abordar aqui, porem seguem, praticamente, a mesma lógica. Buscamos formas que se repetem. Se treinarmos o nosso olho conseguiremos identificar padrões visuais no nosso local de trabalho, casa, rua e no momento que conseguirmos visualizar perguntaremos: como não vimos isso antes?

Quando se trata de captar a repetição de padrões na fotografia algumas técnicas podem ser utilizadas para ter um melhor resultado ou pode não ser utilizá-las, mas de qualquer forma é importante que as entenda.

Enfatize os padrões

Preencher a foto com um padrão pode dar a impressão de tamanho e números grandes. A ideia aqui é dar um zoom e chegar o mais perto possível para que a repetição complete toda a área da foto e faça parecer que aquilo se repete ao infinito, mesmo que ele acabe logo depois da foto.

Alguns exemplos desta técnica podem incluir rostos na multidão, tijolos em uma parede, uma linha de bicicletas com todas as rodas do mesmo ângulo… Quase todo o tipo de repetição objeto pode gerar boas imagens.

Chinese lanterns
Foto: Foot Slogger

A imagem dos balões acima da a impressão de haver milhares de balões sendo que pode haver no mínimo uns cento e poucos balões.

Quebrando padrões

O outro uso comum de padrões em fotografia é o de capturar a interrupção do fluxo de um padrão. Por exemplo, você pode fotografar muitos azulejos vermelhos e um buraco preto onde havia um azulejo.

Você vai notar que esses padrões quebrados aparecem naturalmente e algumas vezes pode ser necessário manipular a situação um pouco para interromper um padrão. Tudo por uma boa imagem

Quebrar padrões pode ser feito adicionando um objeto contrastante (cor, textura, formato) ou removendo um dos objetos repetidos.

Lurid

Foto: Foot Slogger

Sempre tome muito cuidado onde na foto irá colocar o

Também é bom considerar o local do seu ponto de foco a quebra do padrão pode acontecer apenas “logicamente”, onde você tem tudo desfocado e apenas um ponto em foco ou ao contrario

Essa semana defini para mim mesmo que vou ter um pequeno tema de casa e sair por ai e tirar algumas fotos que trabalhem com padrões e repetições. Como falamos acima eles estão por toda a parte, mas se não treinarmos o nosso olho não conseguiremos achá-los.

Algumas fotos boas utilizando padrões no Flickr

Bokeh Spiral
Foto: eriwst

Blind 1
Foto: tanakawho

The New Fred Meyer on Interstate on Lombard
Foto: lyzadanger

Corkscrew

Foto: kevindooley

Man on the Mound
Foto: Matt McGee

autòmat infinit:intermitents
Foto: visualpanic

objeto que irá quebrar o padrão. Pode ser que a regra dos terços ajude nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário