quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Renaut realiza exposição com 106 fotografias do fotógrafo francês Robert Doisneau


Nos próximos meses, a Renault apresentará no País uma faceta de suas atividades pouco conhecida pelo público brasileiro. Em comemoração ao “Ano da França no Brasil” - iniciativa que conta com o apoio da Renault como um dos integrantes do comitê organizador -, a Renault trará para o Brasil duas grandes exposições de arte e fotografia que movimentarão o calendário artístico e a agenda cultural de Curitiba e São Paulo.


As mostras “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau” e “Uma Aventura Moderna” - Exposição da Coleção de Arte Renault mostrarão uma visão única de um universo que mescla arte e indústria na perspectiva de artistas visionários como Robert Doisneau, Arman, Jean Dubuffet, Jean Tinguely e Victor Vasarely, entre outros. Todas as exposições estarão abertas, gratuitamente, ao público.


“Esta é uma oportunidade muito importante para mostrarmos que a integração da empresa com a sociedade transcende a produção de automóveis. As obras fazem parte de um acervo construído de forma muito especial ao longo da história da empresa e pela primeira vez estarão no Brasil em um ano que não poderia ser melhor, o Ano da França no Brasil. O objetivo da marca com esta ação é oferecer acesso à cultura e à arte ao mesmo tempo em que apresentamos uma Renault diferente daquela que o público conhece”, explica Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.


A singularidade das exposições se justifica pela razão como suas obras foram produzidas e incorporadas ao acervo da empresa. A mostra “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau” traz 106 fotografias produzidas pelo fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1994) entre os períodos de 1934 a 1939 e 1946 a 1955. No primeiro período, o artista foi funcionário regular da empresa, contratado para registrar em imagens o cotidiano da indústria e suas atividades. No segundo momento, já famoso, foi contratado como freelancer para registrar material de mídia dos produtos Renault.


Célebre por retratar o cotidiano parisiense e por sua foto mais famosa: a do beijo de um casal em frente ao Hôtel de Ville, em Paris, Doisneau realizou registro sensível e histórico de operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra. A exposição acontece entre os dias 23 de abril e 14 de junho em Curitiba, na Casa Andrade Muricy e, entre os dias 26 de outubro e 6 de dezembro em São Paulo, na Fiesp.


Exposições Renault no “Ano da França no Brasil”
“Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau”


Em Curitiba: de 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy
Rua Doutor Muricy, 915 – Centro; Entrada gratuita.


Em São Paulo: de 27 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp
Avenida Paulista, nº 1313 – Cerqueira César; Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário