sábado, 3 de outubro de 2009

A fotografia que renasce aos olhos

As fotos da gaúcha Patrícia Phil, de 31 anos, mostra o que é possível fazer com um pouco de sensibilidade e um olhar apurado.


As fotos trazem em sua essência um diálogo com o ser humano com a vida e com o próprio fotógrafo.


Convidada pelo FOTOCOLAGEM, Patrícia, escreveu um depoimento de como foi realizar estas imagens. Sim, estou criando um certo suspense, para que você possa acompanhar a história abaixo.


É a nossa maneira de desejar FELIZ PÁSCOA. Aos cristãos, ateus e qualquer que for a sua crença ou religião tenha em mente apenas uma coisa: o momento ideal para celebrar a paz não existe. A paz existe agora, amanhã, depois e sempre!



Patrícia Phil,


Tive a honra de estar fotografando esses momentos especiais. Os registros foram dedicados a um trabalho social a convite de um empresário local, Alex Hohenbergger (Porto Alegre/RS). Ele é o idealizador do projeto "Dia de Cinema", onde foram apresentados diversos filmes em instituições carentes e no hospital do câncer infantil, com a intenção de levar mais sorrisos a esses seres especiais.


Foi bastante emocionante, principalmente com as crianças que estão fazendo tratamento para combater o câncer, e as crianças com síndrome de down.


Foi aí que percebi o poder da foto sobre mim. Para muitos eu fui "só" fotografar, mas a experiência que obtive nesse contato, através da foto, foi indescritível! É como se eu conseguisse capturar a dor e a alegria, o prazer e a esperança de cada serzinho.


Incrível! A minha lente ria e chorava junto com eles. Eu tive que desvendar o mundo particular de cada um. A cena mais chocante e que fiquei com um nó na garganta, foi quando cliquei uma seqüencia de um jovem casal com síndrome de down.


O filme era a "Encantada" - teve uma hora em que a princesinha viu o príncipe beijando outra e chorou - foi nesse momento em que a jovem abaixou a cabeça e começou a chorar, e de repente eu vejo o jovem companheiro passando a mão nos cabelos dela e dizendo: "calma, não te preocupa, eu sei que ela vai ficar com ele", abraçou ela e a beijou na cabeça. E nessa hora eu tive a certeza que eles sabem mais do que a gente sobre a vida, amor, companheirismo, sensibilidade.


Os sentimentos deles são apurados e com aquele toque de ingenuidade que nós, seres em evolução constante, perdemos ao longa da vida.


Pena que não houve muita divulgação desse material.


Mas por outro lado, ainda existem pessoas que doam o seu espaço para oportunizar a nossa dedicação. Foi o caso de Eduardo Chaves. É mais uma grande pessoa que não se resume apenas ao seu belo trabalho como fotógrafo, mas que se preocupa em abrir as portas para os seus colegas de profissão.


E por esse motivo é que estou aqui mostrando a vocês este meu momento mágico como fotógrafa. Momento em que a minha Vida tomou sentido.


Estes registros foram o ponto de partida para eternizar e realizar o meu desejo de ser FOTÓGRAFA!


Um grande abraço,



Contatos:
Patrícia Phil
Flickr: http://www.flickr.com/photos/splashfotografias
Email: pattyphil@gmail.com
Tel: (51) 9208.3070











Fotos: Patrícia Phil

Nenhum comentário:

Postar um comentário