terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Este não é um cachimbo". Ensaio revela recortes privilegiados da vida urbana

Estou lendo: "Este não é um cachimbo". Ensaio revela recortes privilegiados da vida urbana

Dia desses recebemos um email para visitar o seguinte blog: http://murilomartinez.blogspot.com/ , por lá vimos um trabalho que nos chamou muito atenção, intitulado como: Ensaio “Ceci Ne Est Pas Une Pipe”, ou seja, “Este não é um cachimbo”. O tal ensaio trata-se do trabalho de conclusão da matéria de Fotografia do Murilo Martinez, autor do blog, e de seus colegas Mônica Pilleggi, Thais Martins e André Braga.


A idéia de desenvolver um ensaio fotográfico utilizando os conceitos de diálogo e paradoxo, os levou a pensar em imagens antigas da cidade sobrepostas ao cenário atual de São Paulo.O grupo optou por trabalhar proporção e fusão de elementos de outras épocas inseridos na vida urbana de hoje. Utilizaram como referência estética o ensaio “Metabiótica” do fotógrafo Alexandre Orion e como referência conceitual os trabalhos de René Magritte.


A proposta exigiu muito trabalho em pouco tempo. Em apenas quatro semanas o projeto foi entregue a Universidade Anhembi Morumbi. As fotos foram realizadas todas na Avenida Paulista em São Paulo, “Escolhemos o local por ser um cartão postal muito conhecido da cidade, e também porque interferências desse tipo acontecem com frequência lá. O fato de termos uma boa referência como o trabalho do Alexandre Orion e Magritte, contribuiu bastante, pois sabíamos exatamente qual resultado queríamos e qual linguagem usaríamos. Dai por diante, foi somente usar bastante criatividade”, explica o fotografo Murilo Martinez.


O projeto ainda continua, existem planos de cada integrante do grupo desenvolver pesquisa na mesma linguagem e juntar em um trabalho único, preservando o olhar e a criatividade de cada um, e também abrir esse conceito para que outras pessoas se juntem à idéia compartilhando a experiência com eles e vice-e-versa. O intuito seria de montar um site, onde os participantes poderiam enviar suas fotos, fazerem workshops, discussão, tratamento das imagens. Transformar o “Ceci n´est pas une pipe”, em um movimento aberto.


“A grande experiência com este trabalho foi poder realizar um ensaio simples, com pouco recurso, e que possibilitou um resultado final criativo e com grande potencial de exploração. Trabalhar a proporção me levou a um questionamento da autenticidade da imagem, muito mais antigo na história da fotografia do que as discussões contemporânea em torno imagem digital quanto ao tratamento da imagem. Em nosso processo, a pós-produção não passa de pequenos ajustes de contrastes e brilho. O principal tratamento foi feito na captura da fotografia. Essa foi uma grande experiência”, conclui André Braga.











Fotos do Ensaio “Ceci Ne Est Pas Une Pipe”

Nenhum comentário:

Postar um comentário