quinta-feira, 16 de julho de 2009

COMO USAR O FILTRO POLARIZADOR

Foto Enio Leite Focus Escola de Fotografia

COMO USAR O FILTRO POLARIZADOR
Por: Enio Leite FOCUS - ESCOLA DE FOTOGRAFIA

Os filtros são acessórios que, encaixados na frente da lente, produzem efeitos nas fotos em função da sua estrutura ótica. O filtro UV (ultravioleta), por exemplo, tem a capacidade de bloquear as radiações ultravioletas, produzindo imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes. O filtro polarizador tem a propriedade de bloquear a luz polarizada refletida por superfícies não metálicas, produzindo efeitos muito interessantes nas imagens feitas com este acessório.

O efeito causado nas fotos pelo filtro polarizador é um grande aumento no contraste e na saturação das cores e a eliminação dos reflexos em superfícies não metálicas, espelhos d'água ou vidros. Um aumento acentuado na saturação do azul do céu também é observado com o uso deste filtro.

Elimina o véu atmosférico ainda mais que o filtro UV, notadamente em dias nublados, sem interferir nas cores, a não ser na acentuação da riqueza destas, notadamente do azul do céu. Pode também ser utilizado em substituição ao Skylight ou ao UV. Usado com filtro azul, produz efeito de noite, em fotos coloridas. Nesse caso, o céu fica escuro, com folhagens verdes e azuis também escuras.

Você já deve ter visto fotos de paisagens em revistas de turismo em que o céu azul tem um colorido intenso e profundo, algumas vezes tendendo até para o negro. Este é o efeito típico de um filtro polarizador o colorido do mar e as cores em geral sãoo também bastante realçados e vibrantes.
]
Um outro efeito interessante deste filtro é a eliminação dos reflexos. Muito útil quando se precisa fazer uma foto de uma pessoa através de uma janela envidraçada, ou de objetos de vidro ou superfícies não metálicas, em que se deseja eliminar a reflexão da luz.

Esta é uma técnica muito usada em fotografias feitas em estúdio de produtos em garrafas de vidro, como bebidas, por exemplo.

O filtro é composto de uma base fixa, com uma rosca que permite que ele seja encaixado na parte da frente da lente, e um anel móvel. Para polarizar a luz basta ir girando o anel móvel e observar o efeito da polarização no visor da câmera. Se estiver fotografando uma paisagem, note que à medida que se vai girando o filtro o céu azul vai aos poucos escurecendo e nota-se um aumento visível da saturação das cores.

Pode-se regular o nível de polarização girando lentamente o anel até conseguir o efeito desejado na imagem, com um maior ou menor contraste e saturação.

Não esqueça também de utilizar o parasol, para evitar incidência de luzes parasitas na objetiva, que causam “efeito de névoa” e comprometem o resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário