terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bilionário russo instala "escudo" antifotos em iate gigante. Fotos? Só a bordo

Estou lendo: Bilionário russo instala "escudo" antifotos em iate gigante. Fotos? Só a bordo

Fonte: Folha Online


Iate gigante do milionário russo Roman Abramovich Eclipse, que partiu semana passada de porto em Hamburgo com escudo antifoto


O barco Eclipse, de 170 metros, partiu nesta semana com equipamentos e tecnologia que vão desde dois helipontos, duas piscinas, telas de vídeo de 1,8 metro em todas as cabines dos passageiros, até um minissubmarino e janelas à prova de mísseis para combater piratas, segundo publicou o site da revista Wired nesta segunda-feira (21).


Junto a esses aparatos caros, o bilionário russo Roman Abramovich instalou um "escudo" anti-paparazzi, informou a publicação.


Lasers varrem os arredores e, quando detectam uma CCD - dispositivo de carga acoplado, sensor para captar imagens usado em fotografia digital - disparam um raio de luz direto para a câmera para impedir qualquer fotografia.


De acordo com a revista "Times", os lasers não funcionam o tempo todo, então amigos e passageiros ainda podem tirar fotos. Quando não for o caso, serão ativados especialmente quando guardas detectarem fotógrafos profissionais por perto.


A revista britânica especializada em fotografia Amateur Photographer perguntou a um advogado de Londres sobre a legalidade de destruir fotos a distância desta maneira. Ele disse que interferir com "bens pertencentes a outras pessoas, ou alterar suas condições", como o milionário pode fazer com as câmeras dos usúarios, "é uma invasão aos bens, e pode levar a pedir compensações".


Mas, para a "Wired", o advogado estraga sua explicação ao misturar a questão com supostas "pistolas de raios laser", lembrando James Bond: "Eu ficaria preocupado também que os lasers possam causar danos colaterais, tanto para as câmeras como para a saúde dos seus usuários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário