sábado, 5 de setembro de 2009

Mais do Mesmo. Fotografia busca olhar no passado


Recentemente duas fotografias tem chamado a atenção do mundo inteiro. E antes que possamos apenas apontar como plágio, as imagens são especiais não pela simples coincidência das poses, focos, cores e tons, mas sim, porque, aliás, não é por este caminho que elas são semelhantes, mas pelo viés de comunicação que as duas fotos carregam. O simbolismo, o diálogo com o público e o valor histórico.


Sem dúvida que a fotografia é interlocutora da história e a comunicação é aliada neste processo. Por isso, é impossível ler uma imagem como neutra. Toda imagem é o resultado de uma mente, de um pensamento e de uma vontade de comunicar.


Veja e comente:


Filha de Obama faz lembrar filho de John F. Kennedy

Foto: AP/Pete Souza - Casa Branca


A Casa Branca divulgou uma fotografia de Sasha Obama que faz lembrar os tempos de John F. Kennedy à frente dos destinos da nação mais poderosa do mundo.


Na imagem, de 5 de Agosto deste ano, a filha do presidente norte-americano Barack Obama aparece escondida atrás de um sofá da Sala Oval, espreitando o pai enquanto este trabalha.


Numa fotografia tirada na mesma sala, em 1963, John F. Kennedy Jr., filho do antigo presidente John F. Kennedy, brinca escondido debaixo da mesa de trabalho do pai.


Alguns títulos da imprensa internacional sugerem que Sasha Obama teve com a publicação desta fotografia o seu "momento Kennedy".


Barack Obama já foi comparado, muitas vezes, a John F. Kennedy. O próprio senador Ted Kennedy, falecido na semana passada, considerava Obama um herdeiro do legado político do seu irmão, assassinado quando era presidente dos E.U.A., e apoiou Obama na histórica campanha que o colocou à frente dos destinos da nação mais poderosa do mundo.



E outra:



Com a namorada, Sean Lennon copia foto histórica de seus pais

Foto: Terry Richardson


O músico Sean Lennon, 33, e a namorada dele, a modelo Kemp Muhl, 22, relembraram a clássica capa da revista "Rolling Stone", na qual John Lennon e Yoko Ono, pais de Sean, foram fotografados por Annie Leibovitz.


A diferença é que desta vez quem aparece nua é ela --a foto original, publicada em janeiro de 1981, mostra Yoko vestida e John nu.


A foto é de Terry Richardson e foi feita para a revista francesa "Purple". Na mesma edição, há uma entrevista com Yoko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário