quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O "momento decisivo" é a ambição do trabalho do fotógrafo Anderson Coelho. Universidade do Pará leva exposição pra casa

Exposição Fotográfica

"Flanêur Um passeio pela cidade"


Foto: Anderson Coelho


Como parte da programação da XVII Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal do Pará, será apresentada ao público a exposição fotográfica "Flanêur Um passeio pela cidade", do fotógrafo Anderson Coelho.


Em meio à conturbada vida em metrópole, o flanêur é aquele que caminha e vaga pela cidade, na busca de observar tudo o que compõe o cenário a sua volta, sempre com descrição e olhar atento nos mais sutis detalhes. Atua como uma figura anônima que, sem rumo, circula nos centros urbanos e entre todas as camadas da sociedade. É de fato um observador do cotidiano.


Na fotografia, a maior referência em seguir esse estilo é Henri Cartier-Bresson. Como fotógrafo, observou e registrou o cotidiano da cidade, enquanto caminhava pelas ruas de Paris, sempre em busca do “momento decisivo”.


Inspirado na linha bressoniana de flanêur, o fotógrafo Anderson Coelho produziu o ensaio "Flanêur Um passeio pela cidade", onde registra inúmeras cenas do cotidiano urbano, utilizando a fotografia como instrumento capaz de materializar os instantes decisivos e únicos da vivência humana. O ensaio foi composto durante a um ano de trabalho fotográfico.


A exposição acontece entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro, no Bloco Ib, do campus Básico da UFPA.


Trajetória Profissional


Acadêmico de Letras e amante da Literatura, Anderson Coelho descobriu sua paixão pela fotografia durante um curso de pinhole na Fundação Curro Velho. Posteriormente, realizou curso de fotojornalismo também pela mesma instituição. Na Universidade Federal do Pará, participou de oficinas de câmeras analógica e digital. Trabalhou na cobertura fotográfica de eventos e na produção de imagens para livros e CDs, de cunho acadêmico. Ministrou a oficina “imagens mágicas saídas da caixa preta”, durante o XIII Encontro Nacional do IFNOPAP. Em 2008, foi o terceiro colocado no concurso fotográfico "Arte em Movimento", promovido pelo Sest/Senat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário