sábado, 19 de setembro de 2009

Termos técnicos da fotografia digital

Modo JPG

Normalmente, quando usamos câmeras digitais, o formato das imagens tem a extensão JPG. Todos devem conhecê-la. È o formato de arquivo mais comum e de menor tamanho. Exitem outros como o TIF e RAW.

RAW

É um formato usado em câmeras profissionais que permite maior controle sobre alguns aspectos da foto, como exposição e white balance. Gera um arquivo bem pesado e cada marca de câmera tem seu formato RAW específico. A Nikon usa a extensão NEF, já a Pentax usa arquivos com extensão PEF.

DSLR

Digital Single Lens Reflex. São câmeras profissionais que usam um sistema de espelhos para projetar a imagem que passa através da lente em um visor ótico. Em câmeras desse tipo, mesmo digitais, não é possível compor a foto olhando pelo LCD. È preciso olhar através do viewfinder, como fazíamos antes das câmeras digitais. È uma forma muito mais eficiente de compor uma foto, pois a imagem gerada é mais nítida e luminosa.

White Balance

O white balance, WB ou balanço de brancos é usado para corrigir a cor da fotografia de acordo com a luz do ambiente. A intenção é fazer com que os brancos fiquem realmente brancos. Em luz incandescente, por exemplo, se ele não for ajustado corretamente as fotos ficaram amareladas. As máquinas geralmente fazem isso de forma automática, mas nas câmeras profissionais também podemos ajustar tudo manualmente.

Exposição

Quando fazemos uma fotografia digital, conseguimos isso expondo o sensor a luz. Se ele for exposto a pouca luz, a foto ficará sub-exposta (escura). O contrário chamamos de super-exposição (estourada).

Sharpness

Sharpness é um dos fatores que contribuem para a nitidez das fotos. Em uma foto como pouco sharpness observamos um efeito meio borrado, soft. Sharpness depende da lente, do sensor, do ISO, etc. Pode ser conseguido também no Photoshop. A maioria das câmeras oferecem ajuste de sharpness. É algo como: -2 (pouco sharpness, imagem soft) 0 (padrão) +2 (mais sharpness e mais nitidez), por exemplo.

Noise Reduction

Noise é aquele efeito que observamos em algumas fotos onde vemos pontinhos coloridos, principalmente nas áreas escuras. Ele ocorre devido a qualidade dos sensores, capacidade de processamento da câmera, luz insuficiente e ISOs. Principalmente os ISOs. Eles contribuem muito para o noise. Quanto maior o ISO mais pontinhos veremos e menos nitidez teremos, por isso é bom ter cuidado na hora de usar ISOs muito altos. Noise reduction é exatamente a redução do noise feita por processamento interno da câmera, ou no computador.

Saturação

Mais saturação deixa as cores mais vivas. Assim como o sharpness, é um parâmetro ajustável na maioria das câmeras

Photoshop Actions

Actions são seqüências de comandos gravadas no Photoshop. É possivel, por exemplo, abrir uma imagem, começar a gravar uma action para correção de cor, e ir fazendo os passos normalmente. Depois de gravada você pode aplicar a action em qualquer outra imagem e ficar só assistindo o photoshop trabalhar sozinho. Automatiza e facilita o trabalho.

Imagem a 100%

Quando falo isso me refiro a olhar a imagem no zoom máximo dentro do Photoshop. 100% de zoom para ver a real nitidez e todos os detalhes.

Super-expor uma foto

Uso um artifício chamado compensação de exposição. Engano a câmera e consigo fotos mais claras em condições específicas. Clareando as fotos, conseguimos reduzir o noise visível. Sempre é bom ter cuidado para não exagerar e estourar as zonas de brilho.

Histograma

É uma curva, um gráfico, que mostra a luminosidade da imagem. Ele nos diz se a foto está com exposição correta ou não, indica onde conseguimos mais detalhes (sombras, meio-tons ou brilhos) e é importantíssimo. Na nikon D80, por exemplo, podemos ver o histograma de luminosidade dos 3 canais de cor (vermelho, verde e azul) separadamente. O histograma é importantíssimo, quando conseguimos entende-lo melhor é uma ferramenta indispensável. Só de ver essa curva já consigo ter uma boa noção da luminosidade da foto.

Crop 100%

Crop é enquadramento. Imaginem a situação em que fizemos uma foto mas a achamos a pessoa fotografada muito pequena no quadro. Podemos, por exemplo, usar o Photoshop para enquadrar mais a pessoa na foto. Com isso estamos fazendo um crop. Estamos cortando a foto para enquadrar melhor. Quando falo em crop 100% estou me referindo a um crop em que a resolução está no máximo. È um pedacinho de uma foto completa que, no caso da Nikon D80, está em 10Mp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário