sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dicas para escolher seu equipamento fotográfico

Para escolher uma boa máquina fotográfica é necessário questionar primeiro o objetivo. "Se a idéia é fotografar animais marinhos, é importante um equipamento à prova d´água", explica o fotógrafo Rogério Lorenzoni. Mas se a idéia é registrar simplesmente os momentos de uma viagem, o recomendado é ter uma câmera boa para as mais diversas ocasiões.

Câmeras comuns

As câmeras que têm o melhor custo-benefício são as menores e que possuem "zoom", que aproxima ou distancia bem o objeto a ser fotografado. Essas máquinas são mais baratas, compactas, leves, fáceis de usar e dispensam conhecimentos específicos, sem contar que a qualidade das cores é boa. Em geral, elas possuem o flash automático, bom para quem não sabe ao certo quando usá-lo.

Câmeras profissionais

Se você usa a máquina com freqüência e adora fotografar, uma boa opção é ter uma profissional, que oferece muitos recursos manuais. No caso do flash, é útil, pois é possível acioná-lo mesmo durante o dia, recurso muitas vezes necessário. Outra vantagem é a regulagem da distância, que permite uma ótima aproximação ou distância do objeto a ser fotografado, sem perder qualidade. A variedade de lentes, de longo alcance, também é grande.

Câmeras digitais

Cada vez mais novos modelos aparecem no mercado. Elas têm o visor digital, são modernas, leves e compactas, mas têm um preço tão alto quanto as profissionais. Para "revelar" o filme, é necessário conectar a máquina ao computador e depois imprimir as fotos em papel especial. Outra opção é "revelar" os filmes em uma casa especializada. Com alguns modelos também é possível conectar a máquina à televisão e ver as fotos no formato slide-show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário