sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Maior câmera digital do mundo tem resolução de 3 bilhões de pixels

Você acha boa sua câmera digital? Pois você não viu nada até agora. A maior e mais precisa câmera digital do mundo está sendo projetada para funcionar acoplada ao telescópio terrestre LSST (Large Synoptic Survey Telescope), em construção na montanha de Cerro Pachón, no norte do Chile.


Maquete virtual do telescópio LSST, que abrigará a máquina


Câmera


A câmera possui nada menos do que três bilhões de pixels. Usando uma tecnologia de ponta, a máquina é capaz de cobrir 49 vezes a área da Lua com uma única exposição de, em média, 15 segundos. Para ler os dados digitais de cada clique são necessários somente dois segundos.


A expectativa dos cientistas é que o LSST seja um telescópio revolucionário. Ele foi projetado para permitir o estudo da matéria escura - tipo teórico de matéria não visível, mas que se pode perceber pela interação gravitacional com outros corpos celestes. Estima-se que 25% do universo seja composto de matéria escura.


A câmera digital comparada com um homem de 1,80m


O LSST também permitirá avançar nos estudos sobre a energia escura, uma forma hipotética de energia que permearia 70% de todo o universo e tenderia a acelerar a expansão do cosmo. Compreender a natureza da energia escura é um dos maiores desafios atuais da física.


Com a tecnologia do super telescópio, os cientistas vão analisar as sutis distorções gravitacionais da luz emitida pelas estrelas das milhares de galáxias que serão detectadas com o novo equipamento. Com isso, supõe-se que será possível mapear a matéria escura.


Os físicos também esperam que o novo sistema melhore muito as medidas de um tipo de estrela chamado “Ia”, usada pelos astrônomos para acompanhar o ritmo de expansão do universo. O LSTT deve entrar em pleno funcionamento dentro de dez anos, em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário