sábado, 5 de setembro de 2009

Dicas para comprar uma câmera digital

Na hora de escolher uma câmera digital, é necessário levar em conta alguns elementos comuns com as máquinas tradicionais, como a óptica, a ergonomia e o flash. Entretanto, o formato digital tem também suas características próprias, que obrigam a se ter novos critérios para escolher o melhor modelo.



Uma das vantagens em relação às câmeras tradicionais é que você terá um cartão de memória no qual será possível gravar e apagar imagens uma infinidade de vezes. Isto significa o fim dos gastos com filmes fotográficos e revelação. Além disso, graças à visão da imagem na tela, é possível determinar imediatamente se a foto que você acabou de tirar está boa ou não e inclusive apagá-la se achar necessário.

Se não dá para confiar em uma tela LCD, há uma forma de melhorar uma foto escura: simplesmente utilize qualquer editor de imagens e faça as correções necessárias até ter uma boa imagem digital.

A duração da bateria pode ser um problema, por isso são recomendáveis os modelos de câmeras que utilizam baterias recarregáveis.

Apesar do prático e do barato que pode significar ter uma câmera de fotos digital, até agora nenhuma delas conseguiu superar a definição de uma boa câmera tradicional. Especialistas alemães da Universidade Tecnológica de Munique dizem que uma câmera digital com seis megapixel é o máximo desenvolvimento que podem ter em termos de definição.



A seguir, conversamos sobre uma série de características nas quais você deve pensar no momento de ingressar no mundo da fotografia digital.

Sensor de imagem

É o chip eletrônico que captura a luz e a converte em um arquivo digital. As câmeras têm sensores de até 6 megapixel, o que significa milhões de células fotorreceptoras sensíveis à luz, chamadas fotositios. OCCD ou sensor de imagens é o elemento central de uma câmara digital. Sua qualidade vai determinar a resolução máxima das imagens obtidas.

Quando o seu objetivo for obter imagens para publicação na Internet, 640x480 pixel pode ser qualidade mais que suficiente, mas todos os demais casos vão precisar de uma resolução maior. Se o objetivo é obter imagens de qualidade quase fotográfica, você terá que procurar câmeras com resolução máxima em torno de 1600x1200 pixel.

As câmeras com CCD de mais de 3 megapixel produzem imagens em torno de 2400x1800 pixel e geram imagens capazes de competir com qualquer fotografia normal feita com película de 35mm.

Além do número de pixel, também é importante conhecer sua profundidade (depth), que determina a qualidade da cor. Uma câmera capaz de gerar imagens de 24 bits registra 16,7 milhões de cores. Estas são obtidas a partir de diferentes combinações de vermelho, verde e azul, que dão lugar ao sistema RGB. Os pixel do CCD só permitem que passe a luz de uma dessas três cores. Se são mais sensíveis, captam um maior registro de intensidade de luz e, portanto, maior variedade dentro de uma mesma cor. A união de três sensores (um de cada cor) dá lugar a um pixel.

As câmeras de 24 bits registram até 256 cores (e se juntarmos as três cores, teremos 256x256x256, ou 16,7 milhões de combinações).

Tempo entre uma foto e a seguinte

A rapidez entre uma foto e a seguinte é uma das características que distinguem uma câmera boa das demais. Algumas levam até 10 segundos entre tirar uma foto e estar pronta para a próxima.

Uma boa câmera deve poder registrar imagens tão rapidamente quanto apertamos o botão.

Bateria

A autonomia das câmeras digitais depende do tipo de bateria que estão utilizando e do uso que se faz da máquina. Pode-se estabelecer em duas horas a autonomia padrão que as câmeras conseguem com as baterias recarregáveis mais comuns, as de íon de lítio e as Ni-MH. Atualmente os fabricantes trabalham para desenvolver uma tecnologia que permita aumentar a duração das baterias e dar maior autonomia às câmeras. O recomendável é comprar uma que utilize baterias recarregáveis AA ou AAA

Flash

Todas as cameras digitais vêm equipadas com flash de qualidade variável. As melhores trazem a opção de se conectar um flash externo. E você certamente precisará de um se quiser maior alcance ou controles mais avançados, ou ferramentas como o filtro que elimina o efeito de "olhos vermelhos".



Vídeo

Algumas câmeras têm um modo de gravação que permite registrar alguns segundos em vídeo. Geralmente, a qualidade deste vídeo não é das melhores, além de o recurso consumir grande espaço de armazenamento. Pode ser uma coisa interessante, mas não é um fator decisivo na escolha de uma boa máquina.

Gravação de sons

Muitas das câmeras mais atuais permitem que se grave sons para acompanhar cada foto.

Assim, a possibilidade de poder algumas palavras pode vir a ser útil para registrar momentos específicos, lembrar informações sobre as fotos ou até mesmo simplesmente para registrar o ruído ambiental.

Conectividade

Um dos elementos-chave na hora de comprar uma câmera digital é sua interface de conexão com o computador, que vai permitir descarregar as fotografias guardadas da câmera para o micro.

As câmeras têm um porta serial, mas é cada vez mais comum trocá-la por uma USB, que é mais rápida.

Armazenamento

A maioria das câmeras digitais usa cartões de memória flash. Eles costumam ter uma capacidade entre 16 e 64 Mb, mas é possível adquirir cartões com maior capacidade de armazenamento. Disponíveis de 1, 2 e até 4 gigabytes hoje em dia.

Em modelos mais antigos, a memória estava dentro da câmera e não se podia trocá-la ou ampliá-la, o que não é recomendável. A melhor opção são as memórias sólidas.

A importância da memória como critério de escolha para a compra varia em função do uso mais ou menos intensivo que se fará da câmera.



Controles de disparo e exposição

Todas as câmeras digitais possuem a opção de disparador automático. O controle manual pode ser maior ou menor em função da câmera. Normalmente, quanto maiores são as possibilidades de controle manual, mais alto é o preço da máquina.

Em relação aos parâmetros de exposição, a maioria das câmeras digitais não oferece grande variedade de aberturas.

Zoom

A maioria das câmeras tem dois tipos de zoom: um óptico e um digital. O zoom óptico permite aproximar ou afastar o motivo fotográfico. Com o zoom digital, a câmera pega uma parte da imagem e amplia, desprezando o resto.

A imagem resultante é de qualidade inferior, já que está baseada apenas em uma parte do que a lente e o sensor podem capturar.

O zoom é identificado por um número seguido da letra x. Assim, se um zoom é 2x, significa que o número de vezes que se ampliar a imagem, da menor à maior distância focal, é o dobro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário