terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Fujifilm traz ao mercado um modelo de bolso com o recurso de detecção de rosto (Face Detection)

Fujifilm Finepix F31fdFujifilm FinePix F31fd:
A Fujifilm traz ao mercado um modelo de bolso com o recurso de detecção de rosto (Face Detection)

Esta é uma atualização do modelo FinePix F30, lançado no início deste ano, que traz como novidade novidade a integração com a nova tecnologia da FujiFilm de detecção de rostos (Face Detection) - recurso que foi lançado inicialmente com a FinePix S6500fd. As demais características da FinePix F31fd continuam seguindo a configuração da FinePix F30. ou seja, é equipada com uma lente de zoom ótico 3x equivalente a uma 36-108mm no formato tradicional 35mm, tem uma tela LCD de 2,5 polegadas e uma sensibilidade ISO que vai até 3200.

A resolução da FinePix F31fd é de 6 megapixels, o que permite gravar arquivos de 2848 x 2136 pixels, podendo assim imprimir cópias em alta resolução (300dpi) de até 24,11 x 18,08 centímetros.

A Fujifilm lança a FinePix F31fd com a tecnologia mais rápida do mundo em detecção de rosto (Face Detection).

25 de setembro de 2006 - A Fujifilm anunciou o lançamento da FinePix F31fd, sua primeira câmera digital de bolso a trazer a tecnologia baseada em hardware para detecção de rosto (Face Detection), que debutou com o anúnci da FinePix S6500fd em julho de 2006. A detecção de rosto tem grande impacto nas fotografias de pessoas, assegurando que a câmera foque automaticamente nos rostos, ignorando detalhes que podem confundir outras câmeras. Com capacidade de encontrar até 10 rostos numa cena, assegura que as fotos dos amigos saiam boas, nítidas e perfeitamente expostas não importa a ocasião. Como a tecnologia de detecção de rosto da Fujifilm é construida no próprio processador, este pode indentificar as pessas, otimizar os ajustes e tirar a foto em apenas 0,05 segundo.

A FinePix F31fd herda suas demais características de uma irmã mais velha, a premiada FinePix F30 (premios da DIMA e TIPA). Em particular seu desempenho em pouca luz, com a sensibilidade ISO sem rival de 3200, tornada possível graças ao processador Real Photo Processor II, combinada com a detecção de rosto, torna a FinePix F31fd a melhor compacta para as pessoas fotografarem. Com uma lente Fujinon de zoom ótico de 3x, Super CCD HR VI de 6 megapixels, tela LCD de 2,5” e tecnologias únicas da Fujifilm como o Intelligent Flash, a FinePix F31fd é perfeita para todos que procurem por uma câmera que se destacará em qualquer ocasião.

O tempo rápido de resposta da câmera, de 0,01 segundo entre disparos e 1,5 segundo na inicialização (quando a câmera é ligada), assegura que capturará toda a ação e acabará com a perda de oportunidades de fotos. A bateria com vida de 580 fotos a torna uma companhia ideal para fins de semanas, ou viagens sem ter que se preocupar com a perda de fotos por acabar a bateria.

Detector de rostos (Face Detection)

A tecnologia Detectora de Rostos da Fujifilm foi originalmente desenvolvida para a divisão de fotoacabamento da empresa, onde era usada para reproduzir detalhes dos rostos na impressão de cópias. No desenvolvimento da tecnologia para uso nas câmeras FinePix, o pessoal de pesquisa e desenvolvimento da Fujifilm foi desafiada a tornar esse recursos rápido, ou essa novidade nunca sairia do papel. Conseguindo um tempo de resposta de 0,05 segundo, a tecnologia tornou-se genuinamente útil para tirar fotos de amigos e familiares que ficam perfeitamente focadas e expostas priorizando-se as pessoas nas fotos.

A Detecção de Rostos funciona triangulando os olhos e a boca, utilizando um algorítimo para até 10 rostos num único quadro. Um quadrado verde rodeia o rosto para priorizar o objeto na tela LCD, enquanto quadrados brancos identificam até nove outros rostos. A tecnologia funciona independente da posição da pessoa no quadro, e não é confundida por espectadores alheios na cena.

No modo Playback, a Detecção de Rosto automaticamente fará um zoom nos rostos e ajustará a foto para ótimos retratos.

Um novo limite em pouca luz

O lançamento da FinePix F30 estabeleceu um novo padrão em fotografia em ambientes pouco iluminados, com a sensibilidade (em total resolução) de ISO 3200. Com o lançamento da FinePix F31fd, as câmeras compactas da Fujifilm mantém a liderança em sua categoria neste quesito. Estas qualidades, combinadas com o modo anti-vibração da câmera, significa que movimentos do objeto e da câmera não irão causar imagens tremidas.

A Fujifilm identicou a fotografia com pouca luz como um dos verdadeiros sinais de medida no desempenho de uma câmera digital, já que a maioria das fotos são tiradas quando a luz é limitada e o flash normalmente deixa objetos e pessoas brancos, enquanto o fundo fica invisível. Com a experiência acumulada de mais de 60 anos em tecnologia de sensibilidade, o processador da Fujifilm Real Photo Processor II permitiu a sensibilidade ISO 3200 da original FinePix F30 e agora a FinePix F31fd. Isto a torna livre da exigência de usar flash com iluminação natural, permitindo exposições de primeiro plano e fundo balanceadas e sem tremores, mesmo nas piores condições. A tecnologia Real Photo Processor significa que as fotos tiradas na sensibilidade de ISO 3200 não sofrerão mais ruídos do que a de ISO 1600. Além disso, como a câmera não requer diminuição da resolução para ajustes maiores de ISO, as fotos podem ser impressas no mesmo tamanho máximo se perda de qualidade.

Para ocasiões em que o flash é exigido, o sistema Intelligent Flash da Fujifilm ajusta a potência de saída do flash para obter uma iluminação natural tanto do primeiro plano como do fundo. Evitando o background tremido que acontece com o flash em baixo sincronismo, e o contraste exagerado do flash convencional, o Intelligent Flash resulta em mais diversão, e fotos mais naturais. Para os momentos em que a indecisão sobre a iluminação pode resultar em perda da oportunidade de fotografar, a FinePix F31fd tem o modo Natural Light & Flash para tirar duas fotos em rápida sucessão, uma com flash e outra sem, depois mostrando as duas para comparação e escolha.

Tela LCD de 2,5”

A FinePix F31fd apresenta uma tela LCD de 2,5” com 230 mil pixels, que é recoberta com uma camada protetora de filme CV (proprietário da Fujifilm). Isso minimiza os reflexos e brilhos, assim a imagem pode ser vista de qualquer ângulo e mesmo sob o sol, quando o excesso de luz pode ser um problema. Além disso, o ajuste do brilho da tela é automático, dependendo da quantidade de luz ambiente, para facilitar a visão.

Modos especiais de cenas

Os 15 modos de cenas da câmera incluem praia, neve e queima de fogos para otimizar as fotografias, não importa o evento. Seu modo subaquático age do mesmo jeito como um filtro vermelho e, quanto usando uma caixa estanque WP-FXF30, assegura fotos subaquáticas em mergulho ou snorkel com as cores vibrantes percebidas pelos olhos humanos.

Adrian Clarke, diretor de produtos fotográficos da Fujifilm, afirmou que: “A FinePix F31fd tem em sua predecessora um exemplo de sucesso, mas irá construir seu próprio caminho”. Nós introduzimos a Detecção de Rosto em julho deste ano com o lançamento da FinePix S5600fd. De qualquer modo, a FinePix F31fd está marcando seu próprio surgimento no mercado fotográfico de câmeras de bolso. Isto é um importante passo além porque traz tecnologias de alto nível para ampliar o mercado de consumidores. É um sistema rápido, eficiente e fácil de usar. E com o premiado sistema de sensibilidade iSO 3200 na resolução total, permite que o usuário tenha uma poderosa câmera que une conveniência e portabilidade”.

Recursos da FinePix F31fd num resumo:

  • Tecnologia de detecção de rosto (Face Detection) construido no proprio processador da câmera
  • Processador Real Photo Processor e o novo Super CCD HR VI
  • Sensibilidade ISO 3200 na resolução total
  • 6,3 milhões de pixels
  • zoom ótico de 3x
  • bateria de longa vida (até 580 fotos)
  • Comunicação IR
  • Captura de vídeo VGA em 30 quadros por segundo com som
  • Compatibidade PictBridge para impressão direta sem PC
  • Tempos rápidos de respota (0,01 segundo entre disparos e 1,5 segundo ao ligar a câmera



Nenhum comentário:

Postar um comentário