quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DICAS PARA FOTOGRAFAR EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

INTRODUÇÃO
Não sou profissional no assunto mas já há anos fotografo, desde o tempo das fotos branco & preto (tá
lembrado?).
Ultimamente, com a confecção de um livro técnico sobre Montagens Eletrônicas, precisei rever alguns
conceitos básicos sobre fotografia, iluminação, macro-fotografia, etc.
Uso câmera digital compacta da CANON® (excelente marca!), que não é um modelo Reflex, com todos
aqueles recursos profissionais, apitos, tambores e sinos...
No início das minhas fotos técnicas para o livro de Montagens, ainda dei umas “barbeiradas”, principalmente
com o foco das fotos e coma iluminação usada. Como você já sabe ou logo vai saber, o foco fica difícil de
ajustar com uma digital compacta, já que você não tem controle total sobre ele, nos modelos CANON® que
uso e usei.
Amigos fotógrafos (amadores avançados) e a Internet me forneceram ferramentas valiosas para melhorar
minhas fotos.
Creio que essas linhas nunca vão estar completas, pois conto com a cooperação dos internautas
interessados no assunto. Também, por favor, não se esqueçam de que não sou profissional e algumas
dicas que dou, serviram para mim. Podem não ser adequada ao seu uso.
Fiz as fotos em casa, com uma mesa de iluminação antiga, adquirida na sucata e reformada. Você pode
construir uma, conforme dou as dicas nos sites abaixo. Depois, um tratamento básico da imagem em
software do tipo “Corel Photo-Paint®”, “PhotoShop®”, “PaintShop®”, etc., faz milagres!
Note que apesar das dicas serem relacionadas com as câmeras da marca CANON®, a grande maioria de
câmeras de outros fabricantes tem funções semelhantes.
Veja as diversas dicas que dou de sites na Internet sobre o assunto.
DICAS – RESUMO PRÁTICO – CANON
Manter um log book para os registros e resultados. Ajuda bastante...
1. Copy stand – Mesa de iluminação (não precisa comprar, busque na Internet como fazer
uma.
□1.1. Colocar o objeto sobre a mesa.
□1.2 Ajustar iluminação para que fique uniforme, sem sombras.
□1.3 Verificar se não existe glare (áreas “queimadas” pela luz) no objeto, devido à iluminação
□1.4 Montar a câmera para que ela fique paralela ao objeto a ser fotografado.
□1.5 Colocar um cartão cinza (neutro), em forma de “L”, na base do copy stand.
2. Ajustes preliminares da câmera (páginas entre parêntesis referem-se ao Manual da
câmera Canon, procure correspondente no Manual da sua câmera)
DESEJÁVEL: Usar uma fonte de alimentação externa para fotos no copy stand, devido ao
alto consumo das baterias da câmera. Você vai ter que tirar muita foto…
□2.1 Desligar o flash interno (pag 64) *
□2.2 Use o disparador temporizado (se necessário) para evitar tremidas. (pág 76) *
□2.3 Desligar o Auto focus AiAF.(pág 44 e 49) *
□2.4 Ajuste o White Balance. Ver manual da câmera. (pág 95 a 97) *
□2.5 Ajuste a câmera para Manual “M”. (pág 87 e 88) *
□2.6 Ajustar abertura e velocidade ajustar como Manual (pág. 87 e 88) *
□2.7 Ajustar o “Light Metering” para Spot AE (pág 49 e 92) *
□2.8 Ajustar para foco manual. (Ver problemas no Manual) (pág 115 a 117) Ver sobre a área magnificada
que aparece no LCD para ajudar o foco (pag. 116) *
□2.9 Tentar com várias exposições (exposure compensation) quando usar fundos brilhantes (pág 94) *
□2.10 Use o ISO mais baixo possível, 50 no caso da Canon G6. (pág.98) *
□2.11 Faça as fotos originais na maior resolução, “Large” e “SuperFine”. (Pág. 60 e 61) *
□2.12 Se as fotos forem usadas para impressão em Preto & Branco, ajuste a câmera também para Preto &
Branco. (pág. 99 e 100) *
3. Foco
3.1 No AF (Canon A70), ter certeza de que o “quadradinho” é verde. Se estiver amarelo, afaste-se do objeto
até que o quadrinho do AF fique verde. Canon G6, ver pág. 43, 56 e 103.
3.2 Usar o manual (M) para ajustar a profundidade de campo. Sempre usar a maior possível f/22, etc. (pág.
87, 49, 115)
3.3 “Aperture priority” é semi-automático e ajusta a velocidade do obturador, conforme a profundidade
ajustada manualmente.
3.4 Testes: Com o White Balance, Manual (M) e abertura no mais alto no mais alto valor ( ex. f/11) faça
algumas fotos. Faça a mesma foto a diferentes velocidades do obturador, para testar essa velocidade.
3.5 Depois de fazer o download para o micro, veja as melhores e anote os parâmetros usados: eles servirão
de referência para outras fotos.
3.6 Usar a “Magnified Image” no display para ver o foco correto. (pág 125 ) NOTA: tirar a foto e depois
magnificar no display, para ver se o foco está correto. Se não, repetir a foto, alterando o foco.
3.7 Ligar a câmera a um TV pequeno (entrada de A/V) para que o mesmo sirva de monitor para auxiliar o
foco.
3. Usar o Macro se for o caso (pag. 74) e “Super Macro” (pág. 75) . Notar que na posição Macro, aparece no
centro uma área com um zoom maior, para facilitar o foco.
4. Profundidade de campo
4.1 Quanto mais fechado o diafragma (abertura como f16, f22, f32 etc) mais profundidade de campo.
Quanto mais aberto, menor profundidade de campo (f1,8, f2.8, f4, etc). Se a câmera permitir a seleção de
aberturas f/, planeje fotografar closes com f/16. Com essa abertura, a lente maximiza a profundidade de
campo.
5. Diversos
5.1 Evitar usar o zoom (pois quanto maior o zoom menor será a abertura e conseqüentemente a quantidade
de luz)
5.2 □2.11 Nas câmeras compactas, quer melhorar a qualidade das imagens que produz, desligue o
sharpening da máquina. Coloque o comando no mínimo, -2 ou -3, e faça o processo como se estivesse
usando uma SLR.
6. Dicas…
6.1 Repita várias vezes as fotos, até que você consiga a qualidade desejada. Às vezes, no início, você vai
precisar tirar 20 ou 30 fotos, para obter uma com boa qualidade.
6.2 Altere a iluminação e veja o que acontece. Experimente…
6.3 Depois que baixar as fotos no micro, faça backup de tudo!! Isso é muito importante. Além de ter as fotos
no HD do seu micro, faça um backup em CD ou DVD. Não dê bobeira…

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