sexta-feira, 3 de julho de 2009

Use um programa simples e gratuito para fazer montagens, melhorar e organizar suas fotos

Organizar suas fotografias no computador não é fácil. Além de chato, é complicado e demorado separar as fotos por assunto ou data. E adicionar efeitos como legendas e molduras, ou corrigir defeitos nas imagens, é uma tarefa muito complicada na maioria dos programas. Mas agora existe uma solução de graça para tudo isso: o Google Picasa, que em breve deverá estar totalmente integrado com o Orkut.

Para saber mais: Clique e tire suas dúvidas

O Picasa é um software grátis do Google que permite encontrar e organizar todas as fotos em seu computador, editar e adicionar efeitos nas fotografias com apenas alguns cliques, compartilhar as imagens por e-mail e até mandar imprimir as melhores fotos em lojas especializadas via web. Tudo rápido e fácil.

Assim que é instalado, o Picasa procura todas as fotos do seu computador e organiza tudo por pastas, data ou assunto.

Miniaturas exibidas rapidamente facilitam achar todas as imagens, mesmo aquelas que estavam sumidas no seu computador.

De graça, sem propagandas, leve e rápido

O Picasa acha e organiza todas as imagens que existem no seu microO Google Picasa tem limitações, é claro, mas a grande vantagem para os usuários domésticos da fotografia digital é a facilidade.

Você não precisa mais fazer um curso de um programa super complicado apenas para aprender a remover os olhos vermelhos nas fotos de um aniversário, por exemplo.

A outra grande vantagem é o fato se ser um programa grátis e seguro.

Oferecido pelo Google, gigante da internet que é dono de serviços como o Orkut.com ou o Google Earth, o Picasa não enche seu computador de propagandas, nem deixa o micro mais lento, como a maioria dos programas gratuitos.

Pelo fato de ser do Google, existe a expectativa de que o Picasa seja integrado como a ferramenta oficial do Orkut.com para lidar com o álbum de fotografias que aquele site disponibiliza para seus usuários.

Recursos simples põem ordem na bagunça das fotos

Depois de fazer o download e instalar o programa, ele procura todas as imagens que estão armazenadas no computador com só comando.

Você pode reencontrar fotos perdidas faz tempo, e ainda importar fotografias gravadas num CD, DVD, ou no próprio cartão da câmera.

As fotos são organizadas em pastas por ordem cronológica, e podem ser transferidas de uma para outra apenas ao se arrastar e soltar a imagem. Além disso, várias fotos podem ser renomeadas ao mesmo tempo.

Se quiser que as imagens de um diretório tenham o mesmo nome, o programa faz a mudança, acrescentando números no final para diferenciar as fotos entre si.

Outro recurso interessante é a Linha do Tempo, que exibe as fotos em ordem cronológica num só clique. O visual agrada e nos permite viajar enquanto olhamos as fotos.

Botões melhoram e aplicam efeitos nas fotos

O Picasa permite, através de botões práticos e simples, fazer algumas mudanças nas fotos: recortar, retirar olhos vermelhos e melhorar o contraste.

Vários efeitos também podem ser aplicados nas fotografias com um só botão: branco e preto, sépia (fotografia antiga, ou envelhecida) e cores quentes, por exemplo.

Outra facilidade é na hora da gravação de CDs ou DVDs. O Picasa ajuda a produzir discos com fotos comuns ou com slide shows (Gift CD) para serem vistos em diversos dispositivos.

Clicando na caixa Backup, o usuário pode saber quais as imagens que ainda não foram gravadas em CD e estão precisando de uma cópia de segurança.

Na hora de imprimir, ele surpreende

É na hora de imprimir as fotografias que o Picasa deixa a concorrência muito para trás por causa da facilidade de uso e recursos disponíveis.

Ele tem opções que nem a maioria dos programas pagos oferecem: identifica automaticamente a impressora instalada no computador, e oferece uma pré-visualização muito eficiente.

Basta escolher as fotos que serão impressas, determinar o número de fotos por folha e ver, na tela, como vai ficar o resultado.

O envio de imagens por e-mail também é bem prático. O software redimensiona as fotos automaticamente e as anexa à mensagem. Trabalha diretamente com a maioria dos programas de mensagens incluindo, claro, o GMail.

Um botão na tela do Picasa permite postar suas fotos e textos diretamente no site Blogger. Do jeito que as especulações apontam que o programa funcionará, em breve, com o Orkut.com também.

Instalação: demora um pouco, mas compensa

O processo de instalação do Google Picasa é simples, e qualquer um dá conta de realizar. Em alguns horarios do dia, no entanto, devido ao volume de pessoas que estão copiando o programa ao mesmo tempo, o download, ou seja a cópia do programa para seu computador, pode ser um pouco demorada.

Para funcionar bem, o Picasa requer, no mínimo, um PC com processador Pentium® de 300MHz, 64 MB de memória (128 MB recomendados) e 50 MB de espaço disponível em disco rígido (100 MB recomendados). Também é recomendável um monitor colorido de 800 × 600 pixels e 16 bits, que é o mais comum atualmente até nos computadores mais antigos.

Segundo o Google, Microsoft® Windows ME, Windows 98 e versões anteriores do sistema operacional Windows não são compatíveis com o Picasa.

Como instalar?

Clicando no link abaixo, você é levado para a página onde poderá copiar o Google Pack, pequeno programinha que faz o download e instalação gratuita dos programas oferecidos pelo Google.

Uma dica para acelerar a instalação

Na tela que surgirá, você deve clicar em "Adicionar ou remover Programas" ANTES de clicar no botão azul de "Fazer Download do Google Pack". Na tela que abrirá, você deve selecionar os programas grátis que o Google oferece atualmente.

Para ser mais rápido, desmarque todos os quadradinho, menos o do Google Picasa, e então sim, clique no botão "Fazer Download do Google Pack".

O primeiro passo é esperar o download do programa. Depois, basta seguir as instruções na tela, que são bem explicativas. Demora um pouco no começo, por causa da cópia do programa para seu computador, mas depois é bem rápido.

Então, clique e faça logo a instalação!

Um comentário: