sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ampliando fotos digitais - Megapixels X Resolução

Uma dúvida comum, é com relação ao tamanho máximo possível nas ampliações de fotos digitais sem a perda de qualidade. As pessoas ainda estão aprendendo sobre fotografia digital, no que tange a resolução, pixels, sensores e etc etc.

Fotografia digital, ainda que tenha nascido a alguns anos, diversas dúvidas ainda aparecem, são comentadas e discutidas.

Podemos dizer que a resolução, é uma variável de saída. Câmeras são dispositivos que permitem a captura. Quem possui resolução é a impressora, e câmeras possuem apenas pixels.

Tomando como exemplo a câmera Canon EOS 10D, ela possui um sensor que armazena 6,3 milhões de pixels ou 6.3 megapixels, onde chegamos a este número através da multiplicação da quantidade de pixels disponíveis na altura pela quantidade na largura. No caso desta câmera, o sensor possui 3072 pixels de largura e 2048 de altura, ou 6.3 megapixels de captura. Melhor dizendo, 6.3 de entrada.

Então surge a pegunta: E qual a resolução desta câmera ? Qual é a saída dela ?

Sendo mais claro.... Qual o tamanho máximo que podemos imprimir uma foto sem perda de qualidade utilizando a configuração máxima desta câmera ?

Resposta: A princípio, dependeria da resolução em dpi configurado na impressora.

Atualmente existe uma gama de tipos e modelos de impressoras no mercado, onde podemos obter diferentes tipos de resoluções.

Se for utilizado uma impressora normalmente encontrada nos laboratórios, estaremos trabalhando com uma resolução de 300 pontos por polegada, ou 300 dpi (dots per inch).

Fazendo uma conta simples, pegamos a quantidade de pixels e dividimos pela resolução requerida pela impressora, onde uma foto obtida com a configuração 6.3 megapixels, teremos as seguintes medidas:

Largura = 3072 pixels / 300 pixels por polegada = 10,24 polegadas = 26 cm

Altura = 2048 pixels / 300 pixels por polegada = 6,83 polegadas = 17,34 cm

1 polegada = 2.54 cm

E se eu desejar ampliar mais a foto, como procedo ?

Para uma foto 20x30cm, calculamos apenas a largura. Para a altura, o conceito é o mesmo.

Na largura temos 30cm que equivalem a 12 polegadas, e tendo uma impressora configurada para 300 dpi, iremos precisar então de 3600 pixels.

Mas se precisamos de 3600 pixels e só conseguimos obter 3072 pixels com a câmera, como resolvo isso ?

Através de um processo denominado interpolação, que significa criar os pixels adicionais.

No caso acima, se precisamos ter que criar 528 pixels na largura e alguns pixels na mesma proporção na altura, os 528 pixels representam cerca de 17% do que tínhamos no original, e teremos a conta 528 / 3072.

Para interpolar o arquivo, o que pode ser feito, é deixar que o próprio algorítmo de uma máquina Frontier de laboratório o faça, pois além de um bom algoritmo, ela consegue gerar bons resultados e de alta qualidade. Leve a foto com os 3072 pixels originais e peça uma ampliação em 20x30, deixando que a Frontier faça o resto.

Outra forma é através do editor gráfico Photoshop da Adobe, onde usando o modo Bi-Cubic de interpolação, você poderá fazer interpolações sucessivas e pequenas, de 10%, até chegar ao tamanho desejado. No caso acima, seriam necessárias duas interpolações, onde teríamos uma de 10% e outra com cerca de 7%, para se conseguir um resultado melhor do que interpolar de uma vez só os 17% necessários.

Outra possibilidade é utilizar softwares que interpolam com algorítmos mais sofisticados do que o Photoshop, como o Genuine Fractals e o QImage, onde são mais indicados quando há a necessidade de serem criados muitos pixels.

Por exemplo, imagine que seja necessário imprimir uma foto com 6 megapixels com uma largura de 1 metro. Serão quase 40 polegadas, e a 300 pixels, iremos precisar de 12 mil pixels, mas só temos os 3072 originais. Logo, será necessário criar quase 9000 pixels tendo como base os 3072 pixels.

Através dos softwares acima, conseguimos este resultado, mas tenhamos em mente que a qualidade começa a cair e devemos analisar cada caso.

Agora imagine que você queira ampliar uma foto para que ela tenha 60cm de largura em uma impressora com 280 dpi. Quantos megapixels seriam necessários ?

Largura = 60cm = que arredondando seriam 24 polegadas

A 280 dpi, temos 280 x 24 = 6720 pixels

Uma SLR fotografa à uma razão de 2/3 na altura / largura, ou 6720 / 4480 pixels.

Logo, eu precisaria de uma câmera com 6720 x 4480 pixels que dariam 30.1 megapixels.

Como não possuo uma câmera com os 30,1 megapixels, terei que trabalhar com a interpolação, e conforme o grau aplicado, saberei o quanto irei acabar perdendo em qualidade gráfica final.

Clécio Mayrink

Nenhum comentário:

Postar um comentário