quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um papo sobre a fotografia

No último sábado, (04/04) o fotógrafo e empreendedor Armando Vernaglia levou oito colegas de profissão para discutir os caminhos da Fotografia na Comunicação.


A palestra na escola Riguardare durou cerca de 3 horas e propôs aos participantes uma série de questionamentos. Bastante envolvido no assunto, Vernaglia, começou com uma visão mais histórica da fotografia, passando por nomes como: Lautrec, Mucha e Nick Ut. Em seguida, o discurso conduziu para a importância da foto como um registro social.


“A fotografia é a profissão mais importante do mundo, pois é possível revelar um passado que poderia ser esquecido. Ela é a testemunha fiel da história”, comenta o palestrante.


Em slides riquíssimos de imagens e cliques nunca antes visto por aquele público, a conversa trouxe o “consumismo por meio da fotografia”, então, a publicidade condena-se como aliada neste processo. Passando por campanhas e editoriais de todo o mundo, os participantes começaram a se manifestar e apresentaram cases pessoais de como são influenciados por boas imagens.


O discurso visual também foi tema recorrente entre o grupo de fotógrafos ali reunidos. O que cada segmento da comunicação quer passar por meio de uma imagem pode ganhar diversas interpretações. O jornalismo por sua vez se encarrega de utilizar a fotografia para comunicar algo ou alguma coisa. O profissional de relações públicas prefere dialogar a relação entre o público e a foto. Já o publicitário prefere uma imagem que possa garantir boas vendas.


Estas distinções não afastam os ruídos que podem estar aliados a este discurso. Estas interferências podem ou não ser mentirosas. O viés na comunicação é a arma para mostrar que não existe neutralidade. Muitas vezes o recorte da cena, já pode mudar totalmente o contexto em que ela estava inserida originalmente.


“O real não existe. A mesma situação pode ser contada de formas diferentes”, analisa Vernaglia em relação ao olhar do fotógrafo para o produto final.


Ao término os participantes puderam refletir sobre a profissão e ainda saíram de lá com uma lição de casa: “O que você tem feito pela fotografia?”, finaliza Armando Vernaglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário