domingo, 23 de agosto de 2009

Foto com luz natural

Este tipo de foto, requer maior habilidade do fotógrafo sub, uma vez que, ele terá que selecionar melhor os objetos à serem fotografados embaixo d'água, se baseando em um grande ambiente claro, explorando por exemplo, silhueta de um mergulhador nadando ou estando ele com o sol por de trás.

O grande vilão da fotografia com luz natural, é justamente o controle da exposição. Para obter um forte constraste, é fundamental ter um controle correto da exposição, efetuando-se a medição nas áreas de onde se quer fotografar. O mais indicado neste tipo de fotografia, é colocar a máquina em manual, trabalhando com velocidades entre 1/60 e 1/125, direcionando a focagem diretamente no objeto à ser fotografado, ajustando a abertura até que a câmera indique que a quantidade de luz necessária já é suficiente para obter a foto. Isto irá garantir que a área a ser fotografada terá uma exposição adequada.

Quando deixamos a máquina regulada para o automático, normalmente a esposição ficará inadequada, aumentando ou diminuindo demais o número F de abertura.

Uma forma de "driblar" a câmera quando esta não possuir um controle de exposição, é selecionar um tipo de filme diferenciado ao que está na câmera. Por exemplo, se estamos utilizando um filme ASA 100, podemos passar a seleção para ASA 200 e ter uma luminosidade inferior.

Uma dica para os usuários de câmeras da linha Nikonos, é colocar as lentes 28 ou 35mm de cabeça para baixo, pois assim, você terá maior facilidade na leitura dos valores de abertura e distância, quando viramos a câmera em direção ao peito.

Tenha sempre em mente, que este tipo de fotografia é voltada à baixas profundidades, onde a luz do sol esteja sempre presente, pois do contrário, você não terá a presença de cores ou mesmo a incidência mínima requerida para bater qualquer tipo de foto.


Clécio Mayrink

Nenhum comentário:

Postar um comentário