sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fotógrafo José Bassit estréia site com o melhor da fotografia autoral

Site do fotógrafo José Bassit apresentando o ensaio Iemanjá, A Senhora das Águas


Paulista, fotojornalista e apaixonado por arte. Assim, em poucas palavras, é possível definir um dos mais brilhantes fotógrafos do cenário contemporâneo. José Bassit reconhecido pelos seus trabalhos em fotografia autoral leva para a internet uma coleção de imagens que já fizeram parte de diversas exposições no mundo todo.


O novo site do fotógrafo reúne um pouco da sua biografia, principais colaborações em editoriais e publicações e, é claro, um portfólio de dar inveja. São seis galerias que apresentam um pouco da mente criativa de Bassit.


Na seção The Longon Underground o brasileiro apresenta um ensaio sobre o rico universo do metrô londrino, seu cotidiano e seus usuários, com o objetivo de retratar um pouco da sociedade e dos costumes da cultura inglesa. Em Imagens Fiéis, o trabalho parece ganhar ainda mais objetividade em seções realizadas em sete estados do Brasil, onde foi documentada a religiosidade e a fé do povo brasileiro. Essas imagens foram reunidas no livro “Imagens Fiéis”, lançado pela editora Cosac&Naify em 2003.


Quando o assunto é exposições, o fotógrafo se revela como um ingrediente natural de diversas mostras em diversas partes do mundo. Entre as principais exposições individuais que participou estão: The London Underground, na estação Santa Cecília do Metrô, São Paulo (1985); Por onde anda a fé, no Centro Cultural Fiesp, São Paulo, dentro do V mês internacional de Fotografia (2001); Imagens Fiéis, no Centro de Estudos Brasileiros em Maputo, Moçambique (2003); Cortes Modernos, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (2004); Rememorações, no Espaço Porto Seguro de Fotografia, São Paulo (2006); Instalação Cortes Modernos, no Sesc Pompéia, São Paulo (2007); Imagens Fiéis, no Museo de los Ninõs, em San José , Costa Rica (2008).


Entra as principais exposições coletivas se destacam: III Bienal de Fotografia de Curitiba, Paraná (2000); Acts of Faiths, no Contemporary Brazilian Photograph, no Asmolean Museum, em Oxford, Inglaterra (2002); Brasiliens Gesichter, no Ludwig Museum, em Kloblens, Alemanha (2005); Brésil, Hèritage Africain, no Musée Dapper, em Paris, França (2005).


Acesse o site de José Bassit em: www.josebassit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário