quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Photo Image Brazil 2009 reúne em um só lugar: tecnologia e network de qualidade

Por: Eduardo Chaves e Déborah Silva


Grande, dinâmica, organizada e interessante. Assim, com estas palavras, podemos descrever como foi a experiência ao visitar pela primeira vez a Feira Photo Image Brazil. Este ano, no seu 17º aniversário, o evento mostra-se como um braço direito das empresas no apontamento das novidades tecnológicas e também nas soluções simples e práticas de outros expositores.


Não fomos ao evento, nesta tarde de terça feira, último dia 11 de agosto, para assistir as palestras ou participar dos workshops que vários standes ofereciam aos visitantes. Nosso objetivo ali, naquele momento, era conhecer o trabalho como um todo, passar por cada expositor e conversar sobre o produto dele. Dialogar com os vendedores, tocar os produtos e sentir, mesmo que por alguns minutos observamos como nosso trabalho e cotidiano poderia ser diferente se à nossa disposição tivéssemos essa gama de tecnologia ali exposta.


Foram cinco horas percorrendo a feira que de início já impressiona pelo tamanho. Diferente da CAMPUS PARTY, evento ao qual o FOTOCOLAGEM cobriu, o Photo Image Brazil surpreendeu pela grandiosidade e organização. Grandes standes traziam marcas conhecidas como CANON, NIKON, SONY, KODAK, DIGIPIX, dentre outras. Mas o espaço também dividia-se com pequenos expositores de várias partes do país, era grande a quantidade de produtos para impressão em grande formato e também, não menos importante, a quantidade de artesanato que o evento garantia.


Nossa busca não era pelas marcas maiores, passamos pelas empresas de “grife” mas nos atentamos a outras tão interessantes quanto. O que nos chamou atenção foi a dinâmica entre os que estavam na feira apenas para ver e ouvir, quanto de outros que estavam ali para fazer negócios. Vimos por mais de uma vez, empresas negociando grandes estoques para fornecedores do sul e também do nordeste. Sinal que a fotografia realmente já atrai um olhar de mercado e de perspectiva de negócio.


Passando pela área exclusiva para jornalistas, a área de imprensa, preserva-se pela organização, bom atendimento, excelentes computadores e uma infra-estrutura de dar inveja para muitos outros eventos que poderiam tomar como espelho este trabalho. No ambiente próximo da entrada da feira, tivemos a oportunidade de ler mais sobre os lançamentos da FUJIFILM, os novos materiais de impressão da HP e ainda ser tomado pela leitura gostosa do material da PANASONIC. Realmente o evento, ali, naquele momento já se tornava interessante.


Foi difícil resistir às compras. Cada vendedor parece ter uma estratégia para te fazer sair dali carregado com tudo o que você sempre sonhou em comprar. “Dividimos em 6x no cartão de crédito sem juros, senhor! Ainda não está bom? Te damos todos os exemplares anteriores desta revista que é referência no mercado”, gritava do lado de dentro do balcão a vendedora. Como resistir? Não conseguimos. Assinamos por um ano a publicação e saimos de lá com mais de R$600,00 em brindes. Mentira? Não. Apenas um grito de sufoco das publicações querendo salvar este escasso produto editorial.


A feira impressiona e se mostra forte em um momento de crise e recessão. Nem gripe suína, nem falta de dinheiro, nem o frio paulista afastou os mais de 10 mil visitantes no primeiro dia de negócios na Photo Image Brasil 2009.


Confira a galeria abaixo com dez imagens do primeiro dia do Photo Image Brasil 2009.


O público da Photo Image Brasil, no primeiro dia do evento, lotou o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.


As maiores empresas do mercado de fotografia digital e impressão estavam presentes no evento, o evento é marcado pela qualidade e quantidade de negócios e acordos realizados.


Exposição fotográfica garante mais um atrativo para o público que visita a Feira. Cerca de 50 imagens expõem o trabalho de fotojornalistas de diversas partes do Brasil.


A Editora Europa trouxe as principais publicações para venda e assinatura na Photo Image Brasil 2009.


Empresas de formatura garantiram a atenção de empresários que investem no setor, um dos que mais cresce no país.


Workshops marcaram o primeiro dia de eventos da Photo Image Brasil 2009.


Um dos mais conhecidos fotógrafos de moda do país, Danilo Russo, aprsenta o seu Intituto Internacional de Fotografia no stand lotado da Photo Image Brasil 2009.


Equipamentos de iluminação também atrairam o público na feira.


Grandes sistemas de impressão e qualidade digital tornaram a feira de negócios muito mais interessante.


O stand da Canon era um dos mais visitados. A possibilidade de clicar com diferentes equipamentos atraiu os curiosos e especialistas.


Fotos: Déborah Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário