quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fotos históricas gaham vida nova na web

Fonte: Terra Notícias


Em pouco mais de 100 anos, a fotografia se transformou de processo mágico, quase místico, em pouco mais que uma nota de pé de página. Nada captura melhor o status corriqueiro da fotografia hoje do que o banal milagre do Flickr, o site de fotografia controlado pelo Yahoo que oferece mais de três bilhões de fotos online. Bilhões.


"O Flickr está para a fotografia como o Oceano Pacífico está para a água, ou como a Times Square está para as multidões", escreveu o crítico cultural Luc Sante em ensaio para a edição de janeiro/fevereiro de 2008 da revista Photography. O Flickr é um grande nivelador, varrendo as distinções entre amador e especialista, arte e recordação.


Diante desse panorama, existem relíquias de eras passadas da fotografia, fotos históricas preservadas em bibliotecas ou arquivos nacionais ou em agências fotográficas ou veículos de mídia. Sua escassez mesma poderia torná-las tesouros.


Mas elas também estão chegando à internet. Ante o dilúvio de fotos que chega aos servidores (estima-se que três milhões ao dia no caso do Flickr), o material histórico pode parecer pífio. Mas ao longo do ano passado surgiram novos e importantes esforços para colocar esses clássicos online, tanto para encontrar novas audiências para material tipicamente usado por pesquisadores quanto para usar essas audiências a fim de insuflar um novo significado em fotos obtidas tanto tempo atrás.


No mês passado, naquilo que veio a ser considerado como a maior doação online de fotografias "livres" ¿ ou seja, sem restrições ao uso comercial ou não comercial -, o arquivo nacional alemão subiu quase 100 mil fotos históricas para o Wikimedia Commons, o arquivo virtual utilizado para material que acompanha artigos da Wikipédia.


Os artigos da Wikipédia só incluem fotos que tenham sido licenciadas para o uso mais livre, e elas são acompanhadas por uma declaração de que o detentor dos direitos autorais aceitou esses termos ou não existe detentor de direito autoral.


É por isso que artigos na Wikipédia sobre pessoas como, por exemplo, o grande jogador de basquete Julius Erving, muitas vezes não contam como fotos. E outro astro do basquete, George Gervin, tem seu artigo ilustrado por uma foto de estranho formato que, como explica a identificação anexa, originalmente o mostrava ao lado do senador John Cornyn, do Texas. Cornyn foi excluído da imagem mas, por que a foto foi encontrada em seu site oficial, ela é considerada como de domínio público.


As fotos doadas pelo arquivo alemão têm resolução inferior à de versões impressas (estas continuam a estar disponíveis para venda), mas são adequadas para uso online. As imagens de menor resolução já estavam disponíveis no site do arquivo, mas continham marcas d¿água e operavam sob regras que proibiam o uso comercial (o que a Wikipédia considera como restrição suficiente para exclui-las de seu site). O arquivo concordou em alterar suas normas, por reconhecer que o número de pessoas que visitam a Wikipédia supera em muito o de visitantes ao seu site.


Como seria de esperar em um tesouro de 100 mil imagens, há tanto imagens corriqueiras e até bizarras quanto belezas impressionantes ¿ o transporte de madeira em Bad Berka, na Turíngia, em 1984; uma família de 11 pessoas vivendo na pobreza em um único quarto, em 1911, por um fotógrafo desconhecido.


Os motivos do arquivo não inteiramente altruístas. A esperança é aproveitar o quadro de editores da Wikipédia para ajudar melhorar a catalogação das fotos, disse Oliver Sander, responsável pela coleção de fotos no arquivo. Há 58 mil pessoas cujas imagens constam do arquivo e não contam com um número de identificação atribuído pela biblioteca nacional alemã, e o arquivo gostaria que a Wikipédia ajudasse a identificar quem são essas pessoas e a atribuir-lhes os devidos números. "Infelizmente não podemos implementar esse sistema em nossa lista de pessoas", diz Sander. "Talvez os membros da Wikipédia possam acrescentar identidades à nossa lista".


Ele diz que até agora 29 mil fotos de pessoas foram cadastradas. Em um programa semelhante de coleta de informações públicas sobre fotografias antigas, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos começou no ano passado a incluir na área Commons do Flickr fotos para as quais não existem restrições conhecidas de direito autoral. O projeto começou com 3,5 mil imagens, e 50 fotos novas são acrescentadas a cada semana.


O projeto depende da capacidade do Flickr para permitir comentários abaixo da foto ou até mesmo sobre ela, a fim de obter maiores informações. Em um relatório de avaliação do projeto (conclusão: foi um imenso sucesso), a biblioteca detalhes as informações que os usuários do Flick haviam ajudado a fornecer.


Havia pequenas placas cujos textos foram "decifrados"; o logotipo de um estúdio de fotografia, o Byron, de Nova York, "que ofereceu uma informação inédita e fundamental, bem como conexões para muitas fotos assemelhadas"; uma foto que inicialmente estava descrita como "edificações industriais, possivelmente em Brockton, Massachusetts", que foi confirmada como uma fábrica de sapatos naquela cidade.


No projeto da Biblioteca do Congresso, 11 mil pessoas comentaram as fotos nas primeiras 24 horas, em janeiro do ano passado. Um usuário que faz anotações frequentes nas fotos da Biblioteca do Congresso disponíveis no Flickr usa o apelido Epicharmus. "Eu não diria que 'descobri' alguma coisa; na verdade, estabeleci conexões entre informações que já eram de conhecimento público", ele escreveu em uma mensagem de e-mail. As fotos da biblioteca, ele afirma, "apresentam mistérios que parecem insolúveis ¿será que haveria alguém vivo capaz de identificar a localização correta de um determinado cortiço ou de um muro de fábrica?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário