segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Brasileiro é escolhido como o melhor fotógrafo de casamento do mundo

Fonte: Thiago Ventura
Portal Uai


O talento de um mineiro em registrar a emoção de uma noiva ou o momento decisivo de uma festa de casamento foi reconhecido por um concurso internacional. Vinícius Matos foi escolhido como melhor fotógrafo de casamento do mundo pela International Society of Wedding Photographers – ISWP, a mais importante associação mundial do segmento.


Vinícius concorreu com outros 800 profissionais de vários países e foi escolhido como “fotógrafo da verão”. O concurso é feito em quatro temporadas e o mineiro já havia sido relacionado nas duas últimas estações. Uma boa posição na próxima competição poderá assegurar o título de “fotógrafo do ano”.


Veja as fotos premiadas


Além da primeira colocação geral, o mineiro tirou o 1º lugar na categoria “vestido de noiva”, segundo em “iluminação, local e crianças” e figurou em outras cinco categorias. É a primeira vez que um brasileiro vence a disputa e o único na Top 20.


Por coincidência, Vinícius estava nos Estados Unidos quando ficou sabendo do resultado, ao chegar em um evento. Segundo ele, a ficha ainda não caiu. “É muito importante não só para mim, mas para a fotografia brasileira. No país temos um trabalho bom que não deixa nada a desejar para os de fora. Basta acreditar e correr atrás”, resume.


Veja mais fotos de Vinícius Matos


Fotografias de um casamento interessam, via de regra, para os noivos, parentes e amigos. No entanto, as imagens de Matos possuem um quê artístico e têm uma qualidade plástica capaz de encantar qualquer espectador. Ângulos inusitados, luz natural e baixa velocidade criam fotos bonitas de se ver e que não perdem em nada para trabalhos documentais ou artísticos.


Segundo Matos, a fotografia de casamento deu um salto a partir da década de 90. Profissionais formados em outras escolas, como o fotojornalismo ou a fotografia comercial, passaram a trabalhar na área, propondo uma nova proposta. “Estabeleceu-se um novo padrão estético e elevou-se a concorrência. O cliente também passou a ter mais opção e ficar mais seletivo”, afirma.


Arte escondida


Apesar do sucesso, a história de Vinícius com a fotografia profissional não é de longa data. Formado em Administração e com dois MBAs, ele trabalhava na área de marketing de uma empresa, mas não estava satisfeito e começou a procurar outra atividade.


“A fotografia começou como um hobby há cerca de sete anos, mas nunca imaginei que trabalharia profissionalmente. Em julho de 2005 fui chamado às pressas para fazer um casamento e acabei aceitando mesmo a contragosto. Me apaixonei pelo oficio e descobri o que realmente gosto de fazer”, conta.


Ele criou uma empresa de cobertura fotográfica, especializada em casamentos. Além disso, é diretor da Escola de Imagem, sendo requisitado até no exterior para ministrar cursos e workshops sobre fotografia.


Nos casamentos, Vinícius trabalha com um auxiliar e um fotógrafo assistente. Isso garante sua liberdade para experimentar durante a cerimônia, já que nenhuma noiva quer ficar sem a foto do beijo ou da bênção. Em alguns momentos é necessário uma direção de cena, para que a imagem fique perfeita, mas sem quebrar o clima do casal.


“Uma boa foto de casamento é quando você se sente naquele dia e naquele instante. Se uma noiva chora e se emociona ao ver o álbum, o trabalho foi bem feito. É preciso catalizar os sentimentos das pessoas para conseguir o objetivo”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário