quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Visual retrô chega às câmeras digitais, que ganham jeito de antigas, mas por dentro oferecem alta tecnologia e desempenho

Fonte: Amanda Demetrio e Gavrouche Fukuma
Folha ONLINE


Estamos indo de volta para o futuro. Com muita tecnologia e recursos capazes de atrair até mesmo fotógrafos profissionais em busca de uma segunda câmera para momentos de lazer, as novas compactas digitais mostram que o estilo retrô -aquele que faz coisas novas parecerem velhas- chegou de vez ao mundo da fotografia.


São verdadeiros clássicos, como a Rolleiflex cantada nos versos "desafinados" do maestro Tom Jobim, que agora ganha uma versão digital, de 5 Mpixels com visualização da imagem pelo painel superior, bem menor que a original 2.8F.


Há ainda a Olympus E-P1, ressuscitando a divertida Olympus Pen, que, para quem não sabe, duplicava o rolo de 36 poses e rendia até 72 fotos. Para os fãs da Leica, a Panasonic traz a LX-3, uma versão idêntica à Leica D-Lux 4, mas com preço menor e, finalmente, disponível para o mercado brasileiro.


Segundo a professora de design da FAU-USP Denise Dantas, essa volta às linhas de décadas passadas pode ser uma aposta da indústria para reconquistar um consumidor que vinha fugindo de novos produtos, com medo de não conseguir utilizá-los adequadamente.


"Por ter um jeito de antigo, as pessoas acham que já têm familiaridade com aquele produto e por isso se sentem mais seguras de manuseá-lo sem problemas", afirma Dantas.


A Folha testou a Lumix LX-3 e outras câmeras que estão sendo exibidas na PhotoImageBrazil, principal evento do mundo da fotografia no Brasil, que ocorre até amanhã no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.


Uma das novidades testadas é a Samsung WB1000, que conta com tela de Amoled -tecnologia semelhante à dos novos televisores de LED. Também experimentamos FinePix Z300, da Fujifilm, que permite fazer fotos com um toque de dedo na tela.


A PhotoImageBrazil terá ainda, entre outros destaques, uma câmera digital compacta da Fuji que faz fotos em três dimensões, além da Sony Cyber-Shot HX-1, que faz fotos em modo panorâmico tanto na horizontal quanto na vertical.


9% foi quanto o mercado brasileiro de fotografia se retraiu na primeira metade de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a GfK Retail and Technology Brasil. Apesar disso, o número de modelos vendidos cresceu 3,5%

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